CADERNO PEDAGÓGICO: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Norte do Paraná UENP (Cornélio Procópio)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ARIEL CARDOSO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-19T01:32:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-19T01:32:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-20-
identificador: dc.identifier.otherAriel Cardoso da Silva produto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597327-
Resumo: dc.description.abstractCom a finalidade de apresentar uma possibilidade de abordagem na aplicação de conteúdos da matemática, por meio da modelagem matemática e das tecnologias digitais, este documento, um Caderno Pedagógico, apresenta três atividades de modelagem matemática com uma proposta de como essas atividades podem ser desenvolvidas. A finalidade é apresentar aos professores possíveis encaminhamentos para a abordagem matemática de situações-problema cuja origem está fora da Matemática. Nesse sentido, o presente Caderno Pedagógico tem como público alvo professores e alunos que almejam, seja trabalhar com as atividades em sala de aula, seja para aprendizagem da modelagem matemática na perspectiva de alunos, ou ainda para conhecer uma investigação matemática acerca das temáticas investigadas nas atividades desenvolvidas. Apresentamos o desenvolvimento de três atividades de modelagem matemática com o uso de tecnologias digitais realizada em contexto educacional formal, em etapas e modalidades diversas, contemplando turmas das seguintes ofertas: Ensino Fundamental – Séries Finais; Ensino Médio; Graduação. A elaboração das situações-problemas se deu por meio de levantamento bibliográfico de publicações da temática, bem como, por meio de ideias que surgiram durante a prática docente do próprio pesquisador, desenvolvendo atividades junto às turmas em que atua profissionalmente. Na presente proposta associamos o uso da modelagem matemática às tecnologias digitais, considerando que as ferramentas digitais podem ser de grande ajuda para professores e alunos, particularmente em conexão com problemas do mundo real e a sua discussão na sala de aula. Este Caderno Pedagógico contém três atividades desenvolvidas conforme indica o Quadro 1, com indicações de como os alunos desenvolveram as atividades de modelagem matemática bem como direcionamentos sobre como encaminhar a atividade na sala de aula com o uso de tecnologias digitaispt_BR
Tamanho: dc.format.extent23.207KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática; tecnologiapt_BR
Título: dc.titleCADERNO PEDAGÓGICO: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensinopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons