Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Norte do Paraná UENP (Cornélio Procópio) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ARIEL CARDOSO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-19T01:32:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-19T01:32:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ariel Cardoso da Silva produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597327 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com a finalidade de apresentar uma possibilidade de abordagem na aplicação de conteúdos da matemática, por meio da modelagem matemática e das tecnologias digitais, este documento, um Caderno Pedagógico, apresenta três atividades de modelagem matemática com uma proposta de como essas atividades podem ser desenvolvidas. A finalidade é apresentar aos professores possíveis encaminhamentos para a abordagem matemática de situações-problema cuja origem está fora da Matemática. Nesse sentido, o presente Caderno Pedagógico tem como público alvo professores e alunos que almejam, seja trabalhar com as atividades em sala de aula, seja para aprendizagem da modelagem matemática na perspectiva de alunos, ou ainda para conhecer uma investigação matemática acerca das temáticas investigadas nas atividades desenvolvidas. Apresentamos o desenvolvimento de três atividades de modelagem matemática com o uso de tecnologias digitais realizada em contexto educacional formal, em etapas e modalidades diversas, contemplando turmas das seguintes ofertas: Ensino Fundamental – Séries Finais; Ensino Médio; Graduação. A elaboração das situações-problemas se deu por meio de levantamento bibliográfico de publicações da temática, bem como, por meio de ideias que surgiram durante a prática docente do próprio pesquisador, desenvolvendo atividades junto às turmas em que atua profissionalmente. Na presente proposta associamos o uso da modelagem matemática às tecnologias digitais, considerando que as ferramentas digitais podem ser de grande ajuda para professores e alunos, particularmente em conexão com problemas do mundo real e a sua discussão na sala de aula. Este Caderno Pedagógico contém três atividades desenvolvidas conforme indica o Quadro 1, com indicações de como os alunos desenvolveram as atividades de modelagem matemática bem como direcionamentos sobre como encaminhar a atividade na sala de aula com o uso de tecnologias digitais | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 23.207KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática; tecnologia | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO PEDAGÓGICO: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ariel Cardoso da Silva - produto educacional.pdf | 3,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597327/2/Ariel Cardoso da Silva - produto educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons