O PROBLEMA DO ABANDONO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIDADÃ EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE TIMBÓ GRANDE, SANTA CATARINA: CONSCIENTIZAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS

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Autor(es): dc.contributorUNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMakiolki, Sunah Jessie-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-18T11:02:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-18T11:02:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-28-
identificador: dc.identifier.otherO PROBLEMA DO ABANDONO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIDADÃ EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE TIMBÓ GRANDE, SANTA CATARINA: CONSCIENTIZAÇÃO POR MEIO DE OFICINASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597320-
Resumo: dc.description.abstractAs situações de abandono de animais (cães e gatos – objeto deste estudo) no Brasil se caracterizam como uma problemática gravíssima, que resulta em prejuízos para a ecologia, economia, saúde pública e bem-estar animal e da sociedade como um todo. Infelizmente, no Brasil, abandonar animais é uma realidade encontrada em quase todas as cidades do país. Abandonar animais é caracterizado como uma forma de maus-tratos, transformada em crime tipificado pelo art. 32 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 - Lei de Crimes Ambientais. Entretanto, na maioria das vezes, quem comete o crime de abandono fica impune. Nesse sentido, o caminho percorrido neste trabalho foi o de promover, em uma escola de Educação Fundamental, por meio da Educação Ambiental, atividades relacionadas ao abandono de animais, oferecendo oficinas temáticas e demonstrando, por exemplo, que esse abandono é muito amplo e com muitas consequências, tais como: superpopulação nas ruas, ataques de animais raivosos aos pedestres, ameaças à saúde pública, etc. A pergunta-problema sugerida no estudo se apresenta por meio da seguinte questão: a produção de uma oficina temática voltada para os cuidados com os animais domésticos abandonados pode facilitar o entendimento acerca “dos direitos destes animais” pelos estudantes de uma escola de Educação Básica de Timbó Grande, Santa Catarina? O estudo visa a demonstrar que os animais domésticos são parte legítima da sociedade brasileira (estão em quase todos os lares do Brasil); pois, quando se possui um animal doméstico (por exemplo), são assumidas certas responsabilidades como: alimentação adequada e cuidados médicos veterinários, o que, por vezes, é negligenciado pelos seus donos. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa-ação e pelo uso da abordagem qualitativa. Os estudantes envolvidos pertencem a uma escola de Educação Básica Estadual do município de Timbó Grande, Santa Catarina, sendo que participaram da pesquisa 20 alunos de uma turma de 6ª série da escola, com idades entre 11 e 12 anos. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e nas informações coletadas com os alunos .Os resultados esperados buscaram desenvolver, nos alunos da escola, um senso mais humanizado no que se refere à compreensão do trato e dos cuidados com os animais. Vê-se, com tristeza, um grande desprezo e abandono dos animais domésticos na cidade estudada. Faz-se mister, dessa maneira, criar uma forma diferenciada de compreensão da importância da vida desses animais, a fim de conscientizar os alunos de que todo ser vivo tem direito à vida e aos cuidados necessários.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.357 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbandono de Animais. Educação Ambiental. Proteção.pt_BR
Título: dc.titleO PROBLEMA DO ABANDONO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIDADÃ EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE TIMBÓ GRANDE, SANTA CATARINA: CONSCIENTIZAÇÃO POR MEIO DE OFICINASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePedagogiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Infantilpt_BR
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