Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marinho, João Cândido Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-18T01:25:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-18T01:25:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | João Cândido Marinho ProfHistória UFT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597319 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho trata do Ensino de História na perspectiva das relações de gênero. Foi elaborado com base em cinco oficinas realizadas no ano de 2018 com estudantes do 1º ano “E”, Ensino Médio, do Centro de Ensino Graça Aranha, escola localizada na cidade de Imperatriz – MA. Tem como objetivo principal analisar como os estudantes percebem as relações de poder que se estabeleceram na história da família brasileira, a partir do gênero dos indivíduos e os múltiplos fatores que contribuíram para a transformação dessa instituição social. Para construção dos dados foram utilizadas as produções textuais e exposições orais coletadas nas oficinas. Portanto, o trabalho discute o modo como os sujeitos mobilizam a consciência histórica acerca das questões propostas. Como produto, sugere uma metodologia didático-pedagógica que propõe a realização de oficinas em que as imagens contidas nos livros didáticos, especialmente representações históricas das famílias, sejam objeto de discussão das questões de gênero, em sala de aula. Tal proposta, por ter mostrado resultados satisfatórios com a turma de participantes, pode ser utilizada por professores e professoras de História em outras instituições. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1965 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Família | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de História: as relações de gênero e poder na família brasileira por meio das imagens dos livros didáticos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
João Cândido Marinho ProfHistória UFT.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597319/2/João Cândido Marinho ProfHistória UFT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons