Ensino de História da África e da cultura afro-brasileira: contribuições para aprendizagem histórica no IFMA Porto Franco - MA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Edna Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-18T01:10:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-18T01:10:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherEdna Santos Silva ProfHistória UFTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597318-
Resumo: dc.description.abstractBaseada nos procedimentos e resultados apresentados nesse estudo, a pesquisa objetivou intervir para o aprimoramento da aprendizagem histórica, entendida como a habilidade de se orientar na vida e formar uma identidade histórica coerente e estável, um sentido de orientação temporal, entre os discentes ingressantes em 2018 no Ensino Médio do IFMA, Campus Avançado Porto Franco, com ênfase em seus conhecimentos prévios compartilhados acerca da História da África e da Cultura Afro-Brasileira. Para tanto, fez-se necessária a articulação entre a aprendizagem histórica e a aprendizagem significativa, considerando a última como resultado do confronto entre conhecimentos anteriores e novos, de forma não arbitrária, promovendo uma ampliação dos saberes mais antigos. A hipótese indica que o Ensino de História pode proporcionar ressignificações dos conhecimentos, através da visão crítica dos alunos sobre seus conhecimentos prévios e o entorno social. A princípio, foram aplicados questionários diagnósticos a fim de avaliar o estado contemporâneo dos saberes dos discentes. A opção pelos procedimentos metodológicos fundamentados na pesquisa-ação, os quais constituídos a partir do uso de várias técnicas (produção textual, assistência de produções audiovisuais, rodas de conversas, leituras, produções de imagens etc.), implica em intervenções na resolução de problemas no campo da educação, mas tais procedimentos são passíveis de aplicação em diversos grupos ou áreas, pondo em evidência a necessidade de cooperação entre pesquisadora e interlocutores. O produto final constitui uma sequência didática que, igualmente como a dissertação ora apresentada, é resultado de um caminho com percursos metodológicos, suporte teórico e resultados específicos construídos ao longo da pesquisa. Tal sequência didática pode ser posta em prática em situações formais do Ensino Médio cujo tema seja a História da África e Cultura Afro-Brasileira. Em síntese, tem-se um conjunto de atividades articuladas que obedecem à determinada ordem e certa estrutura, a partir de uma realidade escolar específica, possível de ser replicado em intervenções pedagógicas com objetivos análogos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1713 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História da África e Cultura Afro-Brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPorto Francopt_BR
Título: dc.titleEnsino de História da África e da cultura afro-brasileira: contribuições para aprendizagem histórica no IFMA Porto Franco - MApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons