Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Edna Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-18T01:10:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-18T01:10:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Edna Santos Silva ProfHistória UFT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597318 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Baseada nos procedimentos e resultados apresentados nesse estudo, a pesquisa objetivou intervir para o aprimoramento da aprendizagem histórica, entendida como a habilidade de se orientar na vida e formar uma identidade histórica coerente e estável, um sentido de orientação temporal, entre os discentes ingressantes em 2018 no Ensino Médio do IFMA, Campus Avançado Porto Franco, com ênfase em seus conhecimentos prévios compartilhados acerca da História da África e da Cultura Afro-Brasileira. Para tanto, fez-se necessária a articulação entre a aprendizagem histórica e a aprendizagem significativa, considerando a última como resultado do confronto entre conhecimentos anteriores e novos, de forma não arbitrária, promovendo uma ampliação dos saberes mais antigos. A hipótese indica que o Ensino de História pode proporcionar ressignificações dos conhecimentos, através da visão crítica dos alunos sobre seus conhecimentos prévios e o entorno social. A princípio, foram aplicados questionários diagnósticos a fim de avaliar o estado contemporâneo dos saberes dos discentes. A opção pelos procedimentos metodológicos fundamentados na pesquisa-ação, os quais constituídos a partir do uso de várias técnicas (produção textual, assistência de produções audiovisuais, rodas de conversas, leituras, produções de imagens etc.), implica em intervenções na resolução de problemas no campo da educação, mas tais procedimentos são passíveis de aplicação em diversos grupos ou áreas, pondo em evidência a necessidade de cooperação entre pesquisadora e interlocutores. O produto final constitui uma sequência didática que, igualmente como a dissertação ora apresentada, é resultado de um caminho com percursos metodológicos, suporte teórico e resultados específicos construídos ao longo da pesquisa. Tal sequência didática pode ser posta em prática em situações formais do Ensino Médio cujo tema seja a História da África e Cultura Afro-Brasileira. Em síntese, tem-se um conjunto de atividades articuladas que obedecem à determinada ordem e certa estrutura, a partir de uma realidade escolar específica, possível de ser replicado em intervenções pedagógicas com objetivos análogos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1713 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Porto Franco | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História da África e da cultura afro-brasileira: contribuições para aprendizagem histórica no IFMA Porto Franco - MA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Edna Santos Silva ProfHistória UFT.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597318/2/Edna Santos Silva ProfHistória UFT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons