Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Luana Gonçalves Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vania Elisabete Schneider | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Odilon Giovannini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-17T16:29:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-17T16:29:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE_LuanaGoncalves_PPGECiMAa_UCS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597314 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional foi gerado a partir de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul. O presente material tem por objetivo auxiliar tanto professores do ensino médio quanto do ensino fundamental, nas disciplinas de Ciências e Biologia. Visa também orientar supervisores de escolas e profissionais de formação continuada para a inserção das Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), na prática pedagógica. A UEPS aqui apresentada aborda a construção de ecossistemas no ambiente escolar e está modelada para aplicação em turmas de 1º ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. A referida UEPS possibilita integrar o conteúdo de biologia e ciências com temas abrangentes que devem ser tratados de forma interdisciplinar, tanto para a base comum, quanto para a diversificada do currículo. E, principalmente, permitem trabalhar a avaliação ao longo de sua aplicação. Além disso, constituem-se em um método que vem para auxiliar o trabalho do professor ao planejar suas aulas.Desse modo, não se trata de abandonar os materiais didáticos utilizados, que muitas vezes são riquíssimos, mas, sim, de utilizá-los seguindo uma organização especial, sem a qual poderiam perder seu valor e ficarem restritos apenas a uma aprendizagem mecânica. Ou seja, as UEPS vêm para dar essa organização dos conteúdos, buscando evidências da ocorrência de aprendizagem significativa por parte dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ecossistema terrestre e aquático | pt_BR |
Título: dc.title | Manual orientativo para professores com o objetivo de trabalhar a ecossistêmica terrestre e aquática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto-luana-soares.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597314/1/produto-luana-soares.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: