Manual orientativo para professores com o objetivo de trabalhar a ecossistêmica terrestre e aquática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLuana Gonçalves Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorVania Elisabete Schneider-
Autor(es): dc.contributor.authorOdilon Giovannini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-17T16:29:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-17T16:29:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherPE_LuanaGoncalves_PPGECiMAa_UCSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597314-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional foi gerado a partir de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul. O presente material tem por objetivo auxiliar tanto professores do ensino médio quanto do ensino fundamental, nas disciplinas de Ciências e Biologia. Visa também orientar supervisores de escolas e profissionais de formação continuada para a inserção das Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), na prática pedagógica. A UEPS aqui apresentada aborda a construção de ecossistemas no ambiente escolar e está modelada para aplicação em turmas de 1º ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. A referida UEPS possibilita integrar o conteúdo de biologia e ciências com temas abrangentes que devem ser tratados de forma interdisciplinar, tanto para a base comum, quanto para a diversificada do currículo. E, principalmente, permitem trabalhar a avaliação ao longo de sua aplicação. Além disso, constituem-se em um método que vem para auxiliar o trabalho do professor ao planejar suas aulas.Desse modo, não se trata de abandonar os materiais didáticos utilizados, que muitas vezes são riquíssimos, mas, sim, de utilizá-los seguindo uma organização especial, sem a qual poderiam perder seu valor e ficarem restritos apenas a uma aprendizagem mecânica. Ou seja, as UEPS vêm para dar essa organização dos conteúdos, buscando evidências da ocorrência de aprendizagem significativa por parte dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEcossistema terrestre e aquáticopt_BR
Título: dc.titleManual orientativo para professores com o objetivo de trabalhar a ecossistêmica terrestre e aquáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino