Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO CATU | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paixão, Maristella Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-17T16:34:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-17T16:34:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://archive.org/details/sequenciadidatica | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTOEDUCACIONAL_SEQUENCIA_DIDATICAliteratura | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597293 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Sequência Didática é um produto educacional desenvolvido numa pesquisa de mestrado, intitulada “A Pedagogia da Emoção: contribuições para a prática de ensino-aprendizagem de literatura”, do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFBAIANO- Catu). É um produto que traz uma proposta de trabalho voltada para um conteúdo de literatura, numa perspectiva de promover momentos sequenciados de experiências do fazer pedagógico em consonância com os pressupostos da Inteligência Emocional (IE) que Daniel Goleman (1995) define como a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”. Segundo Goleman é possível estimular e desenvolver a IE buscando trabalhar habilidades importantes para a competência social dos indivíduos como: a autoconsciência (conhecer as próprias emoções para aprender a ter um controle sobre as mesmas); a empatia (reconhecer as emoções e aprender a colocar-se no lugar do outro); a reflexão e o autocontrole que compreende o aprender a lidar com as emoções; a motivação que envolve a autoconfiança; e por fim, o aprender a lidar com os relacionamentos ou viver em sociedade. Dessa forma, a Sequência surgiu da necessidade de investigar acerca da influência que a Inteligência Emocional (IE) poderia produzir sobre os resultados de aprendizagem durante o processo educativo, em especial quanto ao ensino de Língua Portuguesa/Literatura, nomeada de Pedagogia da Emoção. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1161 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática; inteligência emocional; literatura | - |
Título: dc.title | A literatura como expressão de ser “humano” no Realismo/Naturalismo: construindo visões de mundo a partir da realidade do passado e do presente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológico | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL_SEQUENCIA_DIDATICAliteratura.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597293/2/PRODUTO EDUCACIONAL_SEQUENCIA_DIDATICAliteratura.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons