Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernanda Fernandes Leite | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gladis Franck da Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-17T16:06:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-17T16:06:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE_FernandaLeite_PPGECiMAa_UCS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597292 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional gerado a partir de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul. O manual foi elaborado com o intuito de apoiar os colegas profissionais da educação quanto à gestão de escolas públicas. A autora partiu do pressuposto que na gestão escolar a transparência, o diálogo e o planejamento participativo contribuem positivamente para o crescimento do grupo de trabalho. Assim este Manual tem o objetivo de orientar outras equipes gestoras das escolas públicas a organizarem atividades pedagógicas, visando o trabalho conjunto, participativo e democrático da comunidade escolar. Além disso, são dadas sugestões de procedimentos da equipe gestora, a fim de possibilitar ou fortalecer os vínculos entre os colegas professores, por meio da orientação e suporte para os qualificarem a desenvolver um bom trabalho interdisciplinar com aplicação de metodologias de aprendizagem ativa tais como o PBL. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 700 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
Título: dc.title | MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Fernanda_Fernandes_Leite.pdf | 652,52 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597292/1/Fernanda_Fernandes_Leite.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: