Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TROVÃO, Felipe Fares Lippmann | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-17T12:02:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-17T12:02:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Felipe Fares Lippmann Trovão_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597287 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo central desta dissertação é compreender os raciocínios práticos de professores e professoras de sociologia do ensino médio associados às suas práticas docentes. A pesquisa realizou-se no âmbito dos estudos sobre ensino de sociologia no ensino médio, e orientou-se pela abordagem teórico-metodológica da etnometodologia. Buscou-se localizar e descrever os relatos (accounts) dos docentes sobre suas práticas de ensinar sociologia a partir da lida com seus problemas didático-pedagógicos práticos; compreender o conhecimento de senso comum dos docentes, a inteligibilidade mútua de suas práticas e o que reconhecem como ensinar sociologia e uma aula de sociologia no ensino médio. Empiricamente, investigou-se professores e professoras da rede de ensino pública do estado do Paraná, ligados ao município de Curitiba e a municípios da Área Norte de sua Região Metropolitana, que integraram as turmas do ano de 2019 do curso de formação continuada estadual denominado “Conexão Professor em Ação”. Participou-se de cinco reuniões presenciais entre as três turmas acompanhadas, em que se observou, junto aos docentes, seus relatos verbais escritos (em planos de aula individuais e coletivos) e orais (nas reuniões presenciais da formação). Nesta pesquisa, observou-se que as expressões “desnaturalizar” e “desconstruir” indicam expressões centrais e operações intelectuais diretrizes da prática dos docentes pesquisados, caracterizando o “dever ser” de seu ensinar sociologia na lida com seus problemas didático-pedagógicos práticos. Diante disso, pode-se compreender que a ordenação singular de seus raciocínios práticos se realiza no curso de procedimentos destacados pela negatividade (recusa, negação), junto de outros procedimentos didático-pedagógicos variáveis empregados caracteristicamente pelos docentes. Contam, entre estes procedimentos variáveis, os pela pluralidade e pelo embate, os da teorização, da materialização, da problematização, e os da fundamentação, da legitimação e da argumentação. Os procedimentos pela negatividade são referenciados pelas expressões centrais “desnaturalizar” (“desnaturalização”) e “desconstruir” (“desconstrução”), indicativas de operações intelectuais diretrizes do ensinar sociologia local, assim, são procedimentos de “desnaturalizar-desconstruir”. Essa negatividade indica uma regra procedimental principal na ordenação dos raciocínios práticos docentes. Assim, o “dever ser” didático-pedagógico do ensinar sociologia, singularizado por procedimentos de “desnaturalizar-desconstruir”, é realizado localmente pelo sentido de uma negatividade dirigida a certos objetos existentes em sociedade (fatos, fenômenos, condições, problemas), estes, reconhecidos entre os docentes como “construção (social)/construído”, “naturalização/naturalizado” e “senso comum”, o que marca a ordenação de seus raciocínios práticos e a inteligibilidade mútua de suas práticas de ensinar sociologia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2535 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Etnometodologia | pt_BR |
Título: dc.title | Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução: um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e Área Metropolitana Norte | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfSocio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons