Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mazarão, Karine de Fátima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-16T14:01:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-16T14:01:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | KARINEDEFATIMAMAZARAO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597277 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pensar a organização do currículo escolar não é um tema novo, diferentes críticas ao modelo tradicional curricular têm sido feitas ao longo dos anos apontando as inúmeras possibilidades de uma nova formatação. Ao longo do trabalho estabelecemos um diálogo entre a História das Mulheres e as Relações de Gênero no Ensino de História, a partir do viés do Pensamento Decolonial, levando em consideração a Pedagogia Decolonial, a interculturalidade e a colonialidade de gênero como possibilidades de abordagem curricular que incluem as mulheres (no plural, negras, brancas e indígenas) no ensino de História a partir da temática de Brasil Colônia. A análise partiu das dificuldades em torno das relações de gênero representadas em livros didáticos, levando em conta o silenciamento e a invisibilidade das mulheres. O objetivo desse trabalho é fomentar o diálogo a partir das relações de gênero, representatividade ou a falta de representatividade das mulheres na temática de Brasil Colonial e o conceito de sociedade e organização patriarcal transmitida neste assunto. A partir da referência teórica oferecemos um produto final, em forma de proposta pedagógica, materializado em um caderno temático que aponta possibilidades de abordagens no Ensino de História diferente daquelas cristalizadas nos livros didáticos. Como base da discussão utilizamos os conceitos de História e as Relações de Gênero, pautada principalmente na abordagem de Joan Scott, História das Mulheres, Pedagogia Decolonial de Catherine Walsh e Colonialidade do gênero de María Lugones. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.215 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História das Mulheres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
Título: dc.title | História das mulheres e relações de gênero como possibilidades críticas ao ensino de história : repensando as mulheres no Brasil colonial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Porfhistoria | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
KARINEDEFATIMAMAZARAOPROFHISTORIAUEM.pdf | 4,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597277/2/KARINEDEFATIMAMAZARAOPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons