CANÇÕES EM LIBRAS: O USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA ALUNOS OUVINTES EM CURSOS DE ENSINO SUPERIOR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade da Silva, Fátima Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth Mariani-
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Mônica Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-15T21:31:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-15T21:31:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-15-
identificador: dc.identifier.otherCANÇÕES EM LIBRAS: O USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA ALUNOS OUVINTES EM CURSOS DE ENSINO SUPERIORpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597252-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo consiste na abordagem do uso da música como recurso pedagógico no ensino de LIBRAS em cursos de ensino superior para alunos ouvintes. O aprendizado da música ajuda no desenvolvimento cognitivo, sobretudo nos aspectos semânticos e nos sistemas de memória. A música configura-se em uma forma de linguagem e pensamento. Por essa razão é recomendado usá-la no aprendizado da LIBRAS. Em meio às diversas funções atribuídas ao professor de Libras, seu papel ultrapassa o conhecimento da disciplina e deve empreender meios de explicar os conteúdos de maneira clara e sucinta, assim como a liberdade de aplicar novas práticas de ensino no decorrer das aulas de modo a facilitar e favorecer a compreensão e aprendizado da aquisição da língua. O objetivo foi analisar a influência da música como recurso pedagógico do processo de ensino e aprendizagem da disciplina LIBRAS em cursos de Pedagogia e Engenharias de Produção e Civil em uma universidade privada no Município do Rio de Janeiro. Foi utilizada aplicação de questionários para os alunos que cursam a disciplina na instituição de ensino superior Universidade Cândido Mendes durante o ano de 2015. A proposição visou analisar um envolvimento significativo dos alunos durante as aulas de LIBRAS. Esperou-se a partir da reflexão acadêmica, baseada na aplicação de questionários aos graduando que participam da disciplina de LIBRAS, analisar sua importância no ensino superior e descrever o processo de aquisição da LIBRAS através da música. Foi produzido um DVD intitulado “Canções populares interpretadas em Língua Brasileira de Sinais” com músicas interpretadas em LIBRAS com o uso da música como recurso pedagógico no ensino da disciplina. Podemos concluir com este estudo que o uso da música como recurso pedagógico facilita, motiva, oferece concentração e memorização, permitindo que desta forma os alunos vão se apropriando da língua de maneira naturapt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.931.551 bytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíbraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmúsicapt_BR
Título: dc.titleCANÇÕES EM LIBRAS: O USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA ALUNOS OUVINTES EM CURSOS DE ENSINO SUPERIORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Curso: dc.subject.coursemestrado profissional em diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedefesa de projetopt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Arquivos associados:
Defesa.pdf2,86 MBAdobe PDF/bitstream/capes/597252/2/Defesa.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons