Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade da Silva, Fátima Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Mônica Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-15T21:31:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-15T21:31:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | CANÇÕES EM LIBRAS: O USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA ALUNOS OUVINTES EM CURSOS DE ENSINO SUPERIOR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597252 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo consiste na abordagem do uso da música como recurso pedagógico no ensino de LIBRAS em cursos de ensino superior para alunos ouvintes. O aprendizado da música ajuda no desenvolvimento cognitivo, sobretudo nos aspectos semânticos e nos sistemas de memória. A música configura-se em uma forma de linguagem e pensamento. Por essa razão é recomendado usá-la no aprendizado da LIBRAS. Em meio às diversas funções atribuídas ao professor de Libras, seu papel ultrapassa o conhecimento da disciplina e deve empreender meios de explicar os conteúdos de maneira clara e sucinta, assim como a liberdade de aplicar novas práticas de ensino no decorrer das aulas de modo a facilitar e favorecer a compreensão e aprendizado da aquisição da língua. O objetivo foi analisar a influência da música como recurso pedagógico do processo de ensino e aprendizagem da disciplina LIBRAS em cursos de Pedagogia e Engenharias de Produção e Civil em uma universidade privada no Município do Rio de Janeiro. Foi utilizada aplicação de questionários para os alunos que cursam a disciplina na instituição de ensino superior Universidade Cândido Mendes durante o ano de 2015. A proposição visou analisar um envolvimento significativo dos alunos durante as aulas de LIBRAS. Esperou-se a partir da reflexão acadêmica, baseada na aplicação de questionários aos graduando que participam da disciplina de LIBRAS, analisar sua importância no ensino superior e descrever o processo de aquisição da LIBRAS através da música. Foi produzido um DVD intitulado “Canções populares interpretadas em Língua Brasileira de Sinais” com músicas interpretadas em LIBRAS com o uso da música como recurso pedagógico no ensino da disciplina. Podemos concluir com este estudo que o uso da música como recurso pedagógico facilita, motiva, oferece concentração e memorização, permitindo que desta forma os alunos vão se apropriando da língua de maneira natura | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.931.551 bytes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Líbras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | música | pt_BR |
Título: dc.title | CANÇÕES EM LIBRAS: O USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA ALUNOS OUVINTES EM CURSOS DE ENSINO SUPERIOR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | mestrado profissional em diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | defesa de projeto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Defesa.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597252/2/Defesa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons