Proposta Pedagógica para estudo de Função no Ensino Médio: implementando o Pensamento Computacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Lívia Ladeira-
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Silvia Cristina Freitas-
Autor(es): dc.contributor.authorPeixoto, Gilmara Teixeira Barcelos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-15T16:12:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-15T16:12:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO-EDUCACIONAL-VERSAO-FINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597245-
Resumo: dc.description.abstractA presente Proposta Pedagógica foi elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, do Instituto Federal Fluminense, e experimentada com alunos do Ensino Médio da Rede Federal de Ensino. Tal proposta consiste no produto educacional oriundo da pesquisa intitulada "Estudo de Função no Ensino Médio: uma proposta pedagógica baseada no Pensamento Computacional". Composta por atividades didáticas e orientações teóricas e práticas, a proposta integrou o Pensamento Computacional e a Teoria da Aprendizagem Significativa para promover um estudo de função. Seu público-alvo são professores de Matemática da Educação Básica que desejem implementar o Pensamento Computacional como proposto na Base Nacional Comum Curricular: de forma articulada ao currículo. Na seção de orientações teóricas, tem-se uma visão geral do aporte que fundamentou a construção da proposta. Já a seção de atividades didáticas, é possível encontrar a atividade de sondagem conceitual, a apostila “Introdução de Função” e a atividade final. Na seção de orientações práticas, são apresentados os desafios e as possibilidades de implementação do Pensamento Computacional junto ao currículo de Matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.638 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de Funçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Aprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleProposta Pedagógica para estudo de Função no Ensino Médio: implementando o Pensamento Computacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologiaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons