Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Lívia Ladeira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Silvia Cristina Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Peixoto, Gilmara Teixeira Barcelos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-15T16:12:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-15T16:12:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO-EDUCACIONAL-VERSAO-FINAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597245 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente Proposta Pedagógica foi elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, do Instituto Federal Fluminense, e experimentada com alunos do Ensino Médio da Rede Federal de Ensino. Tal proposta consiste no produto educacional oriundo da pesquisa intitulada "Estudo de Função no Ensino Médio: uma proposta pedagógica baseada no Pensamento Computacional". Composta por atividades didáticas e orientações teóricas e práticas, a proposta integrou o Pensamento Computacional e a Teoria da Aprendizagem Significativa para promover um estudo de função. Seu público-alvo são professores de Matemática da Educação Básica que desejem implementar o Pensamento Computacional como proposto na Base Nacional Comum Curricular: de forma articulada ao currículo. Na seção de orientações teóricas, tem-se uma visão geral do aporte que fundamentou a construção da proposta. Já a seção de atividades didáticas, é possível encontrar a atividade de sondagem conceitual, a apostila “Introdução de Função” e a atividade final. Na seção de orientações práticas, são apresentados os desafios e as possibilidades de implementação do Pensamento Computacional junto ao currículo de Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.638 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de Função | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta Pedagógica para estudo de Função no Ensino Médio: implementando o Pensamento Computacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO-EDUCACIONAL-VERSAO-FINAL.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597245/4/PRODUTO-EDUCACIONAL-VERSAO-FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons