Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carlos, Heloá Caramuru | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira Gomes, Suzete Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-15T12:38:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-15T12:38:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS: Construção de um jogo educativo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597241 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As parasitoses intestinais estão relacionadas entre os principais problemas de saúde pública nos países em desenvolvimento, sendo sua ocorrência relacionada à falta de saneamento básico e falta de educação sanitária. Entretanto a dificuldade da abordagem desses temas com alunos surdos e deficientes auditivos, aliada à falta de recursos didáticos apropriados, têm proporcionado problemas na compreensão e assimilação dos conteúdos associados. O objetivo desse trabalho foi criar e aplicar jogos sobre o tema, com o propósito de orientar e construir noções de educação sanitária e higiene pessoal, contribuindo assim para o ensinoaprendizagem em Parasitologia para alunos surdos e deficientes auditivos. Os jogos foram aplicados no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e para alunos surdos da Escola Municipal Monteiro Lobato. O primeiro jogo tem como foco um personagem, o Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, personagem estilizado que se encontra infectado com o helminto ancilostomídeo. Foi elaborado um jogo de tabuleiro em que apresentou sete faces ou caras que expressam sensações “emotions” de doentes pobres, no qual é considerado vencedor, através de acertos de perguntas que se encontram nas cartelas em LIBRAS, o aluno que chegar à última face, que representa a face de um milionário saudável, o Jeca Tatu; O segundo jogo que representa a Giardia, um protozoário intestinal é composto por três modelos de “quebra – cabeça” “puzzle”, no qual representa o estágio trofozoíta na fase adulta do parasita. Para a sua montagem, os alunos devem acertar as perguntas inerentes a sua morfologia, ciclo biológico, patogenia e manifestações clínicas e profilaxia, que foram gravadas em vídeo em LIBRAS, com legenda em Português do Brasil. Os resultados dessa pesquisa atingiram os objetivos esperados de modo a proporcionar o entendimento do conteúdo das parasitoses para alunos surdos e/ou deficientes auditivos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.989.755 bytes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
Título: dc.title | ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS: Construção de um Jogo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | de mestrado profissional em diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação-HeloáCaramuruCarlos (1).pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597241/2/Dissertação-HeloáCaramuruCarlos (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons