ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarlos, Heloá Caramuru-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth Mariani-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira Gomes, Suzete Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-15T12:03:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-15T12:03:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-15-
identificador: dc.identifier.otherATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS SOBRE PARASITOSES INTESTINAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597232-
Resumo: dc.description.abstractAs parasitoses intestinais estão relacionadas entre os principais problemas de saúde pública nos países em desenvolvimento, sendo sua ocorrência relacionada à falta de saneamento básico e falta de educação sanitária. Entretanto a dificuldade da abordagem desses temas com alunos surdos e deficientes auditivos, aliada à falta de recursos didáticos apropriados, têm proporcionado problemas na compreensão e assimilação dos conteúdos associados. O objetivo desse trabalho foi criar e aplicar jogos sobre o tema, com o propósito de orientar e construir noções de educação sanitária e higiene pessoal, contribuindo assim para o ensinoaprendizagem em Parasitologia para alunos surdos e deficientes auditivos. Os jogos foram aplicados no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e para alunos surdos da Escola Municipal Monteiro Lobato. O primeiro jogo tem como foco um personagem, o Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, personagem estilizado que se encontra infectado com o helminto ancilostomídeo. Foi elaborado um jogo de tabuleiro em que apresentou sete faces ou caras que expressam sensações “emotions” de doentes pobres, no qual é considerado vencedor, através de acertos de perguntas que se encontram nas cartelas em LIBRAS, o aluno que chegar à última face, que representa a face de um milionário saudável, o Jeca Tatu; O segundo jogo que representa a Giardia, um protozoário intestinal é composto por três modelos de “quebra – cabeça” “puzzle”, no qual representa o estágio trofozoíta na fase adulta do parasita. Para a sua montagem, os alunos devem acertar as perguntas inerentes a sua morfologia, ciclo biológico, patogenia e manifestações clínicas e profilaxia, que foram gravadas em vídeo em LIBRAS, com legenda em Português do Brasil. Os resultados dessa pesquisa atingiram os objetivos esperados de modo a proporcionar o entendimento do conteúdo das parasitoses para alunos surdos e/ou deficientes auditivospt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.493.094 bytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjecthelmintopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprotozoáriopt_BR
Título: dc.titleATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS SOBRE PARASITOSES INTESTINAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de projetopt_BR
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