Maquete 3D do SARS-CoV-2

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIF Goiano - campus Cerespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSelari, Priscila Jane Romano Gonçalves-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Nayra Rayane-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Janaina Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-12T14:33:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-12T14:33:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
identificador: dc.identifier.other1 Maquete - vista superiorpt_BR
identificador: dc.identifier.other2 Maquete - vista frontalpt_BR
identificador: dc.identifier.other3 Maquete - superfíciept_BR
identificador: dc.identifier.other4 Maquete - parte internapt_BR
identificador: dc.identifier.other5 Maquete - detalhe da superfíciept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597150-
Resumo: dc.description.abstractEm 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou que a Corona Virus Disease de 2019 (COVID-19) foi considerada uma pandemia. Isto fez com que o mundo se mobilizasse num esforço conjunto para encontrar formas de frear a disseminação do vírus Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-Cov-2). Por ser recente, o conhecimento acerca da estrutura do SARS-CoV-2 ainda é escasso entre os alunos de ensino fundamental e médio. Muitas estratégias de controle da doença são baseadas em estruturas específicas do vírus da COVID-19, como por exemplo, as vacinas. Portanto, a produção de recursos didáticos que facilitem a compreensão da estrutura do vírus em questão é de grande relevância para a aprendizagem efetiva dos discentes. O objetivo deste trabalho foi a produção de uma maquete tridimensional do novo coranavírus. Para isto, optou-se por materiais de baixo custo e boa qualidade. Utilizou-se uma bola de isopor de 27 cm de diâmetro, a qual foi pintada com tinta para tecido azul marinho. As espículas virais foram feitas com massa de biscuit azul claro. Também se utilizou biscuit para a demonstração das hemaglutininas, em amarelo, para o RNA fita simples, em vermelho, e para as proteínas do nucleocapsídeo em rosa. Foi utilizada uma base de MDF de 75 cm x 45 cm para comportar a maquete interativa. Após finalizada, as legendas foram fixadas nas estruturas com auxílio de alfinete. Além disso, um QR code em papel adesivo foi colocado na base de MDF da maquete. Ao apontar a câmera para QR Code, o aluno será direcionado a uma página do Sites Google (https://sites.google.com/view/desenvolvimentodemateriaisdidt/página-inicial?authuser=0), a qual possui fotos da maquete com as estruturas e suas funções, além de informações sobre a doença.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent950 kb , 1,04 MB, 1,34 MB, 1,99 MB e 2,68 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeTIFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCoronavíruspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPandemiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleMaquete 3D do SARS-CoV-2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMicrobiologiapt_BR
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