Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sanavria, Claudio Zarate | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Aline Christiane Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-11T12:49:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-11T12:49:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Aline Christiane Oliveira Souza.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597133 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional, fruto da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserido na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e no Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT – consiste em uma formação continuada, sob o enfoque colaborativo, direcionada para os docentes que atuam na carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e na forma de atividade de extensão, tendo por objetivos: a) Apresentar os fundamentos, pressupostos e as concepções que embasam a Educação Profissional e Tecnológica concebida para ser ofertada pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT); b) Promover discussões que levem ao entendimento do trabalho como elemento de constituição do ser humano, a partir das suas dimensões ontológica e histórica, entendendo-o como princípio educativo; c) Compreender as diferenças entre o Mercado de Trabalho e o Mundo do Trabalho, de maneira a conceber a educação para a emancipação humana com vistas a uma formação humana integral que supere a dualidade entre cultura geral e cultura técnica presente na sociedade capitalista, oportunizando que o trabalho docente no EMI se volte para uma formação politécnica; d) Identificar e conceituar os saberes docentes, a construção da identidade do professor, visando a compreensão do papel do docente que atua na Educação Profissional e Tecnológica; e) Demonstrar o eixo estruturante ciência, trabalho, cultura e tecnologia como uma possibilidade de condução do ensino técnico integrado ao ensino médio, concebendo a formação geral e a formação específica em unidade, oportunizando a reflexão docente e articulando teoria e prática; f) Oportunizar o entendimento da concepção pedagógica Politecnia; g) Promover encontros síncronos e atividades assíncronas a partir do enfoque colaborativo e da espiral da aprendizagem buscando fomentar a constituição de grupos colaborativos de trabalho entre os profissionais que atuam na EPT; h) Propiciar uma formação com os sujeitos voltada para a reflexão na ação, da reflexão sobre a ação e da reflexão sobre a reflexão na ação. O produto organiza-se em quatro partes: 1) Caracterização da formação; 2) Atividades Pré-Formação; 3) Roteiros dos encontros online; 4) Avaliação. A formação prevê a realização de cinco encontros online e atividades assíncronas com os temas: 1) Fundamentos Político-Pedagógicos dos Institutos Federais; 2) O Ensino Médio Integrado; 3) O Mundo do Trabalho; 4) Saberes da Docência e; 5) Organização do Currículo Integrado. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 8,3 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfoque Colaborativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Título: dc.title | Formação Continuada com enfoque colaborativo - Ensino Médio Integrado: conceitos, princípios e práticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Todas as disciplinas inseridas na EPT | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Aline Christiane Oliveira Souza.pdf | 8,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597133/2/Produto Educacional - Aline Christiane Oliveira Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons