Formação Continuada com enfoque colaborativo - Ensino Médio Integrado: conceitos, princípios e práticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul-
Autor(es): dc.contributor.authorSanavria, Claudio Zarate-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Aline Christiane Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-11T12:49:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-11T12:49:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Aline Christiane Oliveira Souza.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597133-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional, fruto da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserido na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e no Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT – consiste em uma formação continuada, sob o enfoque colaborativo, direcionada para os docentes que atuam na carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e na forma de atividade de extensão, tendo por objetivos: a) Apresentar os fundamentos, pressupostos e as concepções que embasam a Educação Profissional e Tecnológica concebida para ser ofertada pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT); b) Promover discussões que levem ao entendimento do trabalho como elemento de constituição do ser humano, a partir das suas dimensões ontológica e histórica, entendendo-o como princípio educativo; c) Compreender as diferenças entre o Mercado de Trabalho e o Mundo do Trabalho, de maneira a conceber a educação para a emancipação humana com vistas a uma formação humana integral que supere a dualidade entre cultura geral e cultura técnica presente na sociedade capitalista, oportunizando que o trabalho docente no EMI se volte para uma formação politécnica; d) Identificar e conceituar os saberes docentes, a construção da identidade do professor, visando a compreensão do papel do docente que atua na Educação Profissional e Tecnológica; e) Demonstrar o eixo estruturante ciência, trabalho, cultura e tecnologia como uma possibilidade de condução do ensino técnico integrado ao ensino médio, concebendo a formação geral e a formação específica em unidade, oportunizando a reflexão docente e articulando teoria e prática; f) Oportunizar o entendimento da concepção pedagógica Politecnia; g) Promover encontros síncronos e atividades assíncronas a partir do enfoque colaborativo e da espiral da aprendizagem buscando fomentar a constituição de grupos colaborativos de trabalho entre os profissionais que atuam na EPT; h) Propiciar uma formação com os sujeitos voltada para a reflexão na ação, da reflexão sobre a ação e da reflexão sobre a reflexão na ação. O produto organiza-se em quatro partes: 1) Caracterização da formação; 2) Atividades Pré-Formação; 3) Roteiros dos encontros online; 4) Avaliação. A formação prevê a realização de cinco encontros online e atividades assíncronas com os temas: 1) Fundamentos Político-Pedagógicos dos Institutos Federais; 2) O Ensino Médio Integrado; 3) O Mundo do Trabalho; 4) Saberes da Docência e; 5) Organização do Currículo Integrado.-
Tamanho: dc.format.extent8,3 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacional-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integrado-
Palavras-chave: dc.subjectEnfoque Colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Título: dc.titleFormação Continuada com enfoque colaborativo - Ensino Médio Integrado: conceitos, princípios e práticas-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseEducação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTodas as disciplinas inseridas na EPT-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons