Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFAL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fialho, Claudia Suzana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-11T12:24:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-11T12:24:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-01 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597131 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa trata do ensino do turismo acessível, a partir da legislação referente às pessoas com deficiência, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, apoiada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e nos preceitos da pesquisa-ação. A pesquisa intenciona promover espaços de reflexão sobre o tema e, para tanto, desenvolveu dois produtos educacionais: o “Guia de Estudos de Turismo Acessível” e “Turismo Acessível: guia de orientações para professores” com o objetivo de auxiliar discentes e docentes no processo de ensino-aprendizagem. Na investigação, optou-se por uma abordagem quali-quantitativa, utilizando a pesquisa documental e questionários para o diagnóstico inicial do perfil dos participantes, sendo eles alunos da disciplina de Legislação Aplicada ao Turismo, do terceiro ano do curso técnico de nível médio integrado em guia de turismo do IFAL, Campus Marechal Deodoro. Para a avaliação final do produto educacional, foram utilizados: o questionário, a observação e colaboração coletiva, além de questionários para o reconhecimento das condições de acessibilidade nos hotéis e museus de Maceió e Marechal Deodoro. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes não conhecia o tema, mas possuíam interesse em estudá-lo; que a metodologia adotada facilitou a aprendizagem e que o produto educacional ajudou os alunos a refletirem sobre o tema proposto. Evidenciam também que hotéis e museus ainda precisam empreender esforços para serem acessíveis, havendo, portanto, espaço e relevância para a aplicação do produto educacional, que contribuirá para a formação adequada dos futuros profissionais e de cidadãos sensíveis ao desafio de implementar a acessibilidade para todos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
Título: dc.title | GUIAS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE TURISMO ACESSÍVEL: reflexões a partir de problemas sobre a legislação referente às pessoas com deficiência e a acessibilidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guia de Estudos Completo - FINAL.pdf | 3,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597131/2/Guia de Estudos Completo - FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons