Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, VIVIANE APARECIDA BLANCO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-10T19:50:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-10T19:50:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROGRAMA DE ESTÁGIOS REMUNERADO PARA ATUAÇÃO NA JORNADA AMPLIADA DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/588122 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Consiste na proposta de contratação de profissionais da área da educação, na atuação como professores/educadores exclusivamente de estudantes estagiários das licenciaturas, nos cursos presenciais, para atuação como educadores/professores no desenvolvimento das atividades escolares dos alunos na extensão de jornada dos alunos do Ensino Fundamental I e II do município de Santos. O Programa visa promover a inserção dos estudantes da área da educação e ensino, especificamente das licenciaturas, na integração do ensino superior à educação básica, elevação da qualidade das ações acadêmicas por meio do enriquecimento dos currículos e consequentemente a formação nas experiências metodológicas, tecnológicas, práticas e dinâmicas docentes, de natureza inovadora e emergente das propostas atuais, incentivando as escolas públicas a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos seus profissionais. Objetivando a integração das universidades na formação dos profissionais de educação/ensino da região metropolitana da Baixada Santista tendo em vista uma política comum sobre o estágio obrigatório e o incentivo à investigação educacional, na temática relacionada à prática docente na educação integral e tipologias de atendimento em tempo integral do aluno da rede pública de ensino em atividades escolares. Nessa perspectiva, o curso estará voltado na preparação do professor para atuação na escola pública, possibilitando um programa que elucide a envergadura que o professor deverá dispor para atender as exigências dos alunos a serem atendidos e sustentar uma educação de qualidade, conforme estudos de Pimenta (2012, p. 60), “expressando a unidade entre os conteúdos teóricos e instrumentos do currículo”. Relativamente, completa a mesma autora com a afirmação: “alunos e os professores entendem o estágio como uma atividade que traz os elementos da pratica para seremobjeto de reflexão, de discussão e que propicia um conhecimento da realidade na qual irão atuar (p. 67). O estagiário do Programa contará com ajuda de custo, fazendo jus a sua atuação como educador/ministro de oficinas, a ser pago com recursos da Prefeitura Municipal de Santos, por meio de dotação orçamentária previamente estabelecida. Os gestores municipais, das escolas, núcleos, programas e projetos, relacionados a educação integral de Santos, compartilharão o acompanhamento e a avaliação dos estudantes em formação nos seus estágios juntamente com as universidades. O número de estudantes a serem contratados está condicionado ao levantamento anual realizado pela Seção de Planejamento da Secretaria de Educação. Da adesão das universidades ao Programa A universidade que aderir ao Programa de Estágios Remunerado para atuação na Jornada Ampliada de Alunos da rede Municipal de Ensino de Santos deverá apresentar um Plano Específico de Formação Pedagógica com professores especialistas no desenvolvimento da educação integral, com ênfase na especialização de didática, pratica e metodologia de ensino, destacando o estágio como importantíssima dimensão da integração curricular para o efetivo desenvolvimento e aplicação da matriz, contida no Currículo Santista e apresentada na figura 1, para os alunos do Ensino Fundamental I e II. Figura 1: Matriz curricular. Fonte: Currículo Santista (2020). O Plano deverá constar da organização diversificada que alinhave a temática ao conteúdo programático dos cursos de licenciatura, bem como ações e eventos constantes nas programações ao longo dos ciclos (semestres) de estudos, e carga horária complementar para validação da formação acadêmica dos graduandos. Apresentado no referido Plano a equipe especializada para orientação (professor/coordenador/supervisor) dos estágios que articulará os trabalhos com os demais mestres e doutores da universidade, na diversificação das atividades, tenho como principal função a atuação e responsabilização dos trabalhos junto aos estudantes participantes do Programa de estágio. A equipe promovera encontros periódicos com o apoio das diversas áreas de fundamentação dos cursos presidindo reuniões de discussões reflexivas, para a atividade de estágio, troca de experiências pedagógicas, como também o monitoramento, a avaliação, aferição dos relatórios (roteiros e guias), demais documentos/materiais oriundos da regência das aulas na jornada ampliada dos alunos. Os eventos contarão para o estudante participante como horas de atividades complementares obrigatórias para a conclusão do curso, além de avaliação efetuada por seus professores nas disciplinas com envolvimento direto. Fóruns: reuniões abertas para reunir interessados na temática do tempo integral dos alunos do Ensino Fundamental I e II das redes públicas, organizados pela universidade. A proposta inclui apresentação de trabalhos de pesquisa, desenvolvidos nas aulas, interdisciplinarmente, cujos os temas sejam abordados no conteúdo programático, abarcando a educação integral/em tempo integral. Assembleias: reuniões presididas por grupos de estudantes que atuam como educadores/professores nos locais de atendimento aos alunos em jornada ampliada, para exposição de estudos de casos, propostas de ação para situações problemas apresentados, levantamento e encaminhamento de soluções relacionados ao dia a dia dos estudantes nas suas funções dentro das escolas ou locais de atendimento dos alunos da rede municipal em tempo estendido. Seminários: propostas apresentadas por professores (doutores, mestres) de áreas que comunguem com a educação integral – saúde física/mental – atendimento especializado – assistência social – conselhos e movimentos da rede de proteção da criança e do adolescente – visando a consciência da visão integral, holística do ser, com estudos de caso, apresentação de boas práticas, e temáticas atreladas as realidades atuais, retratada em nível regional e local. A universidade é responsável pela indicação dos estudantes participantes do estágio, por meio da comunicação direta com o responsável designado pela Secretaria Municipal de Educação, e condições sistematizadas pelo Departamento Pedagógico. Os requisitos que incidirão na indicação para inscrição dos estudantes por iniciativa da universidade, tem como premissa a conclusão com êxito acadêmico do primeiro ano, ou os dois semestres de estudos, com autonomia para definição de critérios para seleção dos interessados no Programa de estágio. Procedimento de inscrição para os interessados em participar do Programa Em razão do caráter regular de trabalho pedagógico o estudante deverá declarar disponibilidade de período de trabalho (manhã ou tarde), de segunda a sexta-feira, para atuação como professor/educador no turno de ampliação de jornada escolar de um dos núcleos/escola no atendimento aos alunos da rede municipal. O estudante deve preencher um formulário de interesse de estágio, que constará os dados pessoais, currículo detalhado das atuações envolvendo o trabalho com crianças e/ou adolescentes. Entregar, juntamente com o formulário de inscrição sua proposta de trabalho indicando o eixo de conhecimento de acordo com a descrição da Matriz para Educação Integral, inserido no documento institucional do município: Currículo Santista. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 273 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | WORD | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | JORNADA AMPLIADA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | REMUNERAÇÃO | pt_BR |
Título: dc.title | PROGRAMA DE ESTÁGIOS REMUNERADO PARA ATUAÇÃO NA JORNADA AMPLIADA DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO VIVIANE BLANCO (2).docx | 273,13 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/588122/2/PROPOSTA DE INTERVENÇÃO VIVIANE BLANCO (2).docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons