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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andreia Martel Torres | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-11T14:02:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-11T14:02:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | DESTE LADO DO RIO: interculturalidade e ensino de história na fronteira oiapoquense | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587086 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste estudo, parte-se do pressuposto de que a História deve ser ensinada em consonância com as especificidades do lugar no qual tal ensino ocorre. O lugar enfocado neste estudo é a área urbana do município de Oiapoque, no norte do estado do Amapá, marcadamente um espaço intercultural. Dois conceitos são centrais nesta pesquisa: fronteira, como um recurso epistemológico, e interculturalidade, para evidenciar a questão das diferenças. Foram coletados e analisados documentos oficiais que tratam de políticas públicas educacionais para a região de fronteira e as proposições desses documentos foram confrontadas com as ações efetivamente realizadas pelo Estado. Para tal, foi realizada pesquisa de campo, o que permitiu observar e analisar a experiência dos agentes educacionais (professores de História e coordenadores pedagógicos), com quem também dialogamos, tendo como aporte metodológico a história oral. A partir da análise feita, reconhece-se que ações pedagógicas e o ensino de História, pautados na interculturalidade e/ou no bilinguismo, dificilmente se fazem presentes na realidade da fronteira oiapoquense. Portanto, este estudo problematiza o silenciamento das políticas públicas e do ensino de História em relação à pluralidade cultural daquela fronteira. A partir da experiência dos sujeitos pesquisados, foi possível caracterizar o espaço escolar fronteiriço como intercultural e reconhecer as assimetrias existentes entre os diversos grupos sociais, a forte interrelação entre diferentes sujeitos e grupos socioculturais. Infere-se, neste estudo, que uma proposição para o ensino de História em contextos fronteiriços deve ter como foco a valoração positiva das diferenças presentes neste contexto com vistas a superar as desigualdades. As escolhas no ensinar devem, assim, ter em conta a diversidade, as variadas referências culturais e sociais dos públicos escolares, rompendo com o padrão segregacionista que está camuflado em políticas públicas educacionais assimilacionistas e excludentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 139 paginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Fronteira; Interculturalidade; Oiapoque | pt_BR |
Título: dc.title | DESTE LADO DO RIO: interculturalidade e ensino de História na fronteira oiapoquense | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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