DESTE LADO DO RIO: interculturalidade e ensino de História na fronteira oiapoquense

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndreia Martel Torres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-11T14:02:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-11T14:02:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDESTE LADO DO RIO: interculturalidade e ensino de história na fronteira oiapoquensept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587086-
Resumo: dc.description.abstractNeste estudo, parte-se do pressuposto de que a História deve ser ensinada em consonância com as especificidades do lugar no qual tal ensino ocorre. O lugar enfocado neste estudo é a área urbana do município de Oiapoque, no norte do estado do Amapá, marcadamente um espaço intercultural. Dois conceitos são centrais nesta pesquisa: fronteira, como um recurso epistemológico, e interculturalidade, para evidenciar a questão das diferenças. Foram coletados e analisados documentos oficiais que tratam de políticas públicas educacionais para a região de fronteira e as proposições desses documentos foram confrontadas com as ações efetivamente realizadas pelo Estado. Para tal, foi realizada pesquisa de campo, o que permitiu observar e analisar a experiência dos agentes educacionais (professores de História e coordenadores pedagógicos), com quem também dialogamos, tendo como aporte metodológico a história oral. A partir da análise feita, reconhece-se que ações pedagógicas e o ensino de História, pautados na interculturalidade e/ou no bilinguismo, dificilmente se fazem presentes na realidade da fronteira oiapoquense. Portanto, este estudo problematiza o silenciamento das políticas públicas e do ensino de História em relação à pluralidade cultural daquela fronteira. A partir da experiência dos sujeitos pesquisados, foi possível caracterizar o espaço escolar fronteiriço como intercultural e reconhecer as assimetrias existentes entre os diversos grupos sociais, a forte interrelação entre diferentes sujeitos e grupos socioculturais. Infere-se, neste estudo, que uma proposição para o ensino de História em contextos fronteiriços deve ter como foco a valoração positiva das diferenças presentes neste contexto com vistas a superar as desigualdades. As escolhas no ensinar devem, assim, ter em conta a diversidade, as variadas referências culturais e sociais dos públicos escolares, rompendo com o padrão segregacionista que está camuflado em políticas públicas educacionais assimilacionistas e excludentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent139 paginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Fronteira; Interculturalidade; Oiapoquept_BR
Título: dc.titleDESTE LADO DO RIO: interculturalidade e ensino de História na fronteira oiapoquensept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais