Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Magalhães, Helem Marchi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Menezes, Daniele Cristiane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Emílio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T19:32:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T19:32:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2021/03/PRODUTO-EDUCACIONAL-HELEM-MARCHI-MAGALH%C3%83ES-1.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587065 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta-se em quatro capítulos descritos sucintamente a seguir. No Capítulo 1, intitulado Introdução, faz-se uma breve explanação sobre as principais dificuldades enfrentadas por alunos e professores no ensino de Química. Além disso, são abordados a importância de atividades lúdicas como ferramenta facilitadora no processo de ensino, o uso de histórias em quadrinhos como metodologia alternativa na aprendizagem e a escolha da temática química, ácidos e bases. Ressalta-se que essa temática é essencial para a compreensão de diversos outros assuntos como: equilíbrio químico, titulação ácido-base, reações orgânicas e eletroquímicas. No Capítulo 2, Referencial Teórico, é apresentado uma breve explanação das histórias em quadrinhos (HQs), bem como a utilização das HQs no ensino de Ciências e seu uso como metodologia no ensino de ciências. O Capítulo 3 apresenta um material de apoio ao professor, mostrando brevemente o processo histórico-cronológico da evolução das teorias ácido-base no século XX. Nesse contexto, foram abordadas três teorias de maior destaque nos livros didáticos do ensino médio (a teoria de dissolução eletrolítica, a teoria protônica e a teoria do par eletrônico), além de uma breve citação sobre escala de pH e indicadores. Esse material didático tem intuito de auxiliar o professor durante o seu planejamento anual ou elaboração do seu plano de aula. O Capítulo 4 intitulado HQs aplicadas ao ensino de ácidos e bases, aborda e apresenta a criação de um material paradidático organizado na forma de uma cartilha em HQs. Os tipos de quadrinhos, o processo de criação do roteiro, além dos personagens e do cenário são apresentados neste capítulo. A cartilha com HQs facilita o processo de ensino e aprendizagem, trabalha de forma lúdica conteúdos científicos, no entanto, não deve ser usada como ferramenta única para o ensino. O material paradidático criado no decorrer deste trabalho é apresentado na forma de anexo e as versões corrigidas das histórias em quadrinhos foram impressas em gráfica, gerando materiais de maior durabilidade e de melhor apresentação visual. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinhos; Metodologia; Ácidos e Bases. | pt_BR |
Título: dc.title | UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) COMO METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DE ÁCIDOS E BASES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons