UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) COMO METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DE ÁCIDOS E BASES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMagalhães, Helem Marchi-
Autor(es): dc.contributor.authorMenezes, Daniele Cristiane-
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Emílio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T19:32:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T19:32:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2021/03/PRODUTO-EDUCACIONAL-HELEM-MARCHI-MAGALH%C3%83ES-1.pdf-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587065-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresenta-se em quatro capítulos descritos sucintamente a seguir. No Capítulo 1, intitulado Introdução, faz-se uma breve explanação sobre as principais dificuldades enfrentadas por alunos e professores no ensino de Química. Além disso, são abordados a importância de atividades lúdicas como ferramenta facilitadora no processo de ensino, o uso de histórias em quadrinhos como metodologia alternativa na aprendizagem e a escolha da temática química, ácidos e bases. Ressalta-se que essa temática é essencial para a compreensão de diversos outros assuntos como: equilíbrio químico, titulação ácido-base, reações orgânicas e eletroquímicas. No Capítulo 2, Referencial Teórico, é apresentado uma breve explanação das histórias em quadrinhos (HQs), bem como a utilização das HQs no ensino de Ciências e seu uso como metodologia no ensino de ciências. O Capítulo 3 apresenta um material de apoio ao professor, mostrando brevemente o processo histórico-cronológico da evolução das teorias ácido-base no século XX. Nesse contexto, foram abordadas três teorias de maior destaque nos livros didáticos do ensino médio (a teoria de dissolução eletrolítica, a teoria protônica e a teoria do par eletrônico), além de uma breve citação sobre escala de pH e indicadores. Esse material didático tem intuito de auxiliar o professor durante o seu planejamento anual ou elaboração do seu plano de aula. O Capítulo 4 intitulado HQs aplicadas ao ensino de ácidos e bases, aborda e apresenta a criação de um material paradidático organizado na forma de uma cartilha em HQs. Os tipos de quadrinhos, o processo de criação do roteiro, além dos personagens e do cenário são apresentados neste capítulo. A cartilha com HQs facilita o processo de ensino e aprendizagem, trabalha de forma lúdica conteúdos científicos, no entanto, não deve ser usada como ferramenta única para o ensino. O material paradidático criado no decorrer deste trabalho é apresentado na forma de anexo e as versões corrigidas das histórias em quadrinhos foram impressas em gráfica, gerando materiais de maior durabilidade e de melhor apresentação visual.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória em Quadrinhos; Metodologia; Ácidos e Bases.pt_BR
Título: dc.titleUTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) COMO METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DE ÁCIDOS E BASESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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