Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Matias, Erivelton Felix | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Vinícius Catão de Assis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T19:24:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T19:24:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2021/02/Disserta%C3%A7%C3%A3o-e-Produto-Educacional-Mestrado-2020-Erivelton-revis%C3%A3o-PPG-16-10-2020.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587050 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa relata a elaboração, aplicação piloto e análise de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) com o foco no estudo das questões químicas e sociais relacionadas às bebidas alcoólicas. Esta proposta de ensino se alicerçou nos conhecimentos químicos relacionados à Função Orgânica Álcool, articulados à contextualização social das bebidas alcoólicas. O trabalho foi realizado nas duas turmas da 3ª Série do Ensino Médio de uma Escola Pública no município de Porto Firme, Minas Gerais. Cada turma contava com 34 alunos. No intuito de discutir os problemas relativos ao alcoolismo presentes na sociedade e contribuir para prevenir o uso abusivo do álcool pelos jovens, a SDI foi planejada buscando abordar a Química enquanto uma construção humana e socialmente situada, estando presente nas diferentes esferas das nossas vidas. Para discutir a SDI, foram organizadas atividades diferentes das que tradicionalmente eram feitas nas aulas de Química, buscando contemplar discussões contextuais, realizar experimentos para determinar o teor de álcool na gasolina e em algumas bebidas alcoólicas, visitar um alambique como atividade de campo, além de fomentar reflexões acerca do alcoolismo como uma problemática social. Tudo isso no intuito de colocar os alunos como protagonistas desse processo de ensino e aprendizagem. Assim, tendo esta pesquisa uma abordagem qualitativa, ela foi classificada, quanto ao procedimento, como Pesquisa Participante, em que o professor foi também o pesquisador. A SDI foi trabalhada em dez aulas, com a duração de cinquenta minutos cada. A versão da SDI aqui discutida foi um piloto, que seria reavaliada após a aplicação piloto para uma posterior coleta dos dados. Entretanto, esta segunda etapa de coleta dos dados não foi possível de ser realizada devido a situação atual da Pandemia, que levou a suspensão das aulas presenciais em todas as Escolas de Minas Gerais. Dessa forma, com os dados piloto elaborou-se Estudos de Caso para análise prévia das aulas. Eles tiveram como fonte de dados as transcrições dos áudios das aulas, as respostas dos estudantes aos materiais escritos, além das impressões e anotações do professor ao longo do processo de ensino (notas de campo). A SDI trabalhada buscou a promoção da Alfabetização Científica por meio de questões contextualizadas, em que os alunos foram estimulados a interagir com os conteúdos apresentados, tornando-se agentes ativos na construção do conhecimento científico. Inicialmente, o desenvolvimento das primeiras atividades apontou dificuldades dos estudantes na compreensão dos processos de fermentação e os próximos passos da SDI foram repensados para permitir a retomada deste conteúdo em outros momentos, de modo a favorecer um melhor entendimento dos conceitos químicos abordados. Tratou-se de um trabalho que buscou engajar os estudantes nas discussões, a fim de consolidar os conteúdos químicos abordados, bem como incentivar uma reflexão sobre as diferentes repercussões sociais destes conhecimentos científicos. Os resultados apontaram que todo este processo favoreceu a argumentação e, consequentemente, o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes frente às questões sociocientíficas levantadas ao longo das aulas. Tudo isso pautado por um ensino mais dinâmico e participativo, que fomentou uma metodologia diferenciada daquela que vinha sendo instituída nas aulas e contribuiu para que os alunos atribuíssem sentido ao porque e para que se aprende Ciências/Química. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática Investigativa; Ensino de Química; Abordagem sociocientífica; Contextualização; Bebidas alcoólicas. | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM O FOCO NO ESTUDO DAS QUESTÕES QUÍMICAS E SOCIAIS RELACIONADAS ÀS BEBIDAS ALCOÓLICAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons