ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL PARADIDÁTICO PARA DISCUTIR O CONTEÚDO DE POLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO: EM FOCO A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorArruda, Adriana Marmelo-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Deusanilde de Jesus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T19:17:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T19:17:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2021/03/Produto-Educacional-Adriana-Arruda.pdf-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587045-
Resumo: dc.description.abstractA Química é uma Ciência que estuda a matéria e suas transformações, possibilitando obter novos materiais que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. O estudo dessa Ciência é marcado pela abstração conceitual e, para a sua melhor compreensão, é necessário entender os três níveis representacionais associados a ela: o macroscópico, o submicroscópico e o simbólico. A articulação pelo professor do conhecimento entre esses três níveis pode contribuir para que os alunos atribuam sentido à Química. Assim, este trabalho objetivou elaborar um material paradidático que buscou discutir os Polímeros, contextualizando o assunto com questões relacionadas à Química Ambiental, de modo a considerar os três níveis representacionais. Isso foi feito por meio de uma pesquisa com abordagem qualitativa e classificada, quanto aos procedimentos, como bibliográfica. A produção do material atendeu as demandas presentes nos documentos oficiais que norteiam a Educação, destacando a importância de um ensino contextual e que se contrapõe à relação de transmissão-recepção de informações. O material foi dividido em seis capítulos, de modo a evidenciar as principais características químicas dos Polímeros e suas aplicações na sociedade. Outros pontos que respaldaram a sua elaboração foi a importância da Alfabetização Científica, das discussões sobre formação cidadã e da Interdisciplinaridade, sendo possível fomentar um efetivo diálogo entre as disciplinas e permitindo maior interação com as diferentes culturas e as distintas experiências socioculturais que perpassam a Escola. Tudo isso pode favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico em relação ao mundo que nos cerca e o maior interesse dos alunos pela Ciência. Por fim, é importante destacar que a partir da aplicação deste material paradidático na Escola, será possível avaliar a sua proposta formativa e implementar os devidos ajustes nela, de modo a aprimorá-la ainda mais. Esta etapa não foi realizada neste trabalho, mas entendemos que se faz necessária com uma pesquisa futura para verificar junto aos alunos os pontos que necessitam ser aprimorados no material.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMaterial paradidático; Polímeros; Interdisciplinaridade; Contextualização.pt_BR
Título: dc.titleELABORAÇÃO DE UM MATERIAL PARADIDÁTICO PARA DISCUTIR O CONTEÚDO DE POLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO: EM FOCO A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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