QUÍMICA E LITERATURA NA SALA DE AULA: CRÔNICAS PERIÓDICAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Gustavo Henrique dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Marcelo Ribeiro Leite de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T19:09:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T19:09:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2012/02/Produto-Educacional-Gustavo-Henrique-dos-Santos-Costa.pdf-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587042-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Ordem e Progresso, da rede estadual de ensino da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, com o objetivo de analisar a eficácia de se trabalhar a leitura e a escrita em sala de aula, juntamente com o conteúdo de química. Foi aplicada para estudantes do primeiro ano do ensino médio. Foi proposta a leitura de um livro de crônicas relacionadas a elementos químicos: Elementar, caros amigos – o fascinante dia a dia dos átomos, Ed. A Girafa, 2013. Após a leitura e palestras do autor do livro na escola, os estudantes foram desafiados a elaborar textos literários sobre um elemento químico de livre escolha. Esses textos foram corrigidos e compilados em forma de livros, sendo produzidos cinco volumes diferentes, um para cada uma das cinco turmas participantes do projeto. O desenvolvimento do projeto foi avaliado por meio de questionários aplicados no início e ao final do ano letivo. O primeiro questionário envolveu perguntas relacionadas ao perfil dos estudantes quanto aos conhecimentos prévios de química e sua habilidade de leitura e escrita antes do início do projeto. O segundo questionário avaliou o progresso dos estudantes ao longo do ano letivo e, ainda, a sua satisfação em relação às atividades executadas. De acordo com os dados analisados observa-se que essa abordagem é viável como proposta interdisciplinar (química, literatura e língua portuguesa), sendo uma ótima ferramenta de auxílio em sala de aula para o aprendizado dessas disciplinas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura e química; Tabela periódica; Elementos químicos; Estratégia de ensino.pt_BR
Título: dc.titleQUÍMICA E LITERATURA NA SALA DE AULA: CRÔNICAS PERIÓDICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons