Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Gustavo Henrique dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Marcelo Ribeiro Leite de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T19:09:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T19:09:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2012/02/Produto-Educacional-Gustavo-Henrique-dos-Santos-Costa.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587042 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Ordem e Progresso, da rede estadual de ensino da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, com o objetivo de analisar a eficácia de se trabalhar a leitura e a escrita em sala de aula, juntamente com o conteúdo de química. Foi aplicada para estudantes do primeiro ano do ensino médio. Foi proposta a leitura de um livro de crônicas relacionadas a elementos químicos: Elementar, caros amigos – o fascinante dia a dia dos átomos, Ed. A Girafa, 2013. Após a leitura e palestras do autor do livro na escola, os estudantes foram desafiados a elaborar textos literários sobre um elemento químico de livre escolha. Esses textos foram corrigidos e compilados em forma de livros, sendo produzidos cinco volumes diferentes, um para cada uma das cinco turmas participantes do projeto. O desenvolvimento do projeto foi avaliado por meio de questionários aplicados no início e ao final do ano letivo. O primeiro questionário envolveu perguntas relacionadas ao perfil dos estudantes quanto aos conhecimentos prévios de química e sua habilidade de leitura e escrita antes do início do projeto. O segundo questionário avaliou o progresso dos estudantes ao longo do ano letivo e, ainda, a sua satisfação em relação às atividades executadas. De acordo com os dados analisados observa-se que essa abordagem é viável como proposta interdisciplinar (química, literatura e língua portuguesa), sendo uma ótima ferramenta de auxílio em sala de aula para o aprendizado dessas disciplinas. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura e química; Tabela periódica; Elementos químicos; Estratégia de ensino. | pt_BR |
Título: dc.title | QUÍMICA E LITERATURA NA SALA DE AULA: CRÔNICAS PERIÓDICAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons