TECENDO APROXIMAÇÕES ENTRE O ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO INTEGRADO

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFARIAS, Karla Skarllack Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, Giann Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T15:22:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T15:22:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-03-
identificador: dc.identifier.otherTECENDO APROXIMAÇÕES ENTRE O ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO INTEGRADOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587039-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação, intitulada “Tecendo aproximações entre o Ensino Fundamental e o Ensino Integrado”, objetivou, de modo geral, analisar as contribuições de aproximações entre o ensino fundamental e as bases conceituais que compõem o ensino integrado alicerçado no trabalho como princípio educativo, politecnia e formação humana integral. Para embasar a pesquisa alicerçamo-nos nas contribuições de Albornoz (1994), Antunes (2000) e Frigotto (2002), que discutem sobre trabalho e a polissemia de seu conceito, Ciavatta e Ramos (2011), Ferretti (2010) e Saviani (1989), que tratam acerca das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, e Corrêa (2000), Paviani e Fontana (2009) e Spink, Menegon e Medrado (2014), que versam a respeito das etapas de desenvolvimento de uma oficina pedagógica. Quanto à metodologia, desenvolvemos uma pesquisa interventiva, de cunho pedagógico, por meio da realização de uma oficina pedagógica em uma turma de 9° ano da Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel, localizada no município de Janduís/RN. A escolha em trabalhar com uma série da etapa do Ensino Fundamental ocorreu devido sua constituição como período em que a relação entre trabalho e educação se comporta de maneira implícita e por ser uma etapa que antecede o Ensino Médio, portanto possível público do Ensino Médio Integrado. No que concerne à coleta de dados, a ação sucedeu a partir das atividades realizadas no decorrer da oficina e da aplicação do questionário de validação do produto educacional disponibilizado ao final desse evento. As informações apreendidas foram tratadas de forma qualiquantitativa, à luz da análise de conteúdo de Bardin (2016), tendo como desígnio identificar se o produto proposto foi capaz de promover reflexões em relação à relevância de uma educação de forma humana e integral. Concluímos que a proposta se constitui como objeto construtivo, isto porque após todas as análises efetuadas foram visíveis os indícios da ocorrência de contribuições significativas através das aproximações feitas de temáticas que não são recorrentes na etapa final do Ensino Fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent124 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOficina Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFEPTpt_BR
Título: dc.titleTECENDO APROXIMAÇÕES ENTRE O ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO INTEGRADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
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