Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FARIAS, Karla Skarllack Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, Giann Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T15:22:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T15:22:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | TECENDO APROXIMAÇÕES ENTRE O ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO INTEGRADO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587039 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação, intitulada “Tecendo aproximações entre o Ensino Fundamental e o Ensino Integrado”, objetivou, de modo geral, analisar as contribuições de aproximações entre o ensino fundamental e as bases conceituais que compõem o ensino integrado alicerçado no trabalho como princípio educativo, politecnia e formação humana integral. Para embasar a pesquisa alicerçamo-nos nas contribuições de Albornoz (1994), Antunes (2000) e Frigotto (2002), que discutem sobre trabalho e a polissemia de seu conceito, Ciavatta e Ramos (2011), Ferretti (2010) e Saviani (1989), que tratam acerca das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, e Corrêa (2000), Paviani e Fontana (2009) e Spink, Menegon e Medrado (2014), que versam a respeito das etapas de desenvolvimento de uma oficina pedagógica. Quanto à metodologia, desenvolvemos uma pesquisa interventiva, de cunho pedagógico, por meio da realização de uma oficina pedagógica em uma turma de 9° ano da Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel, localizada no município de Janduís/RN. A escolha em trabalhar com uma série da etapa do Ensino Fundamental ocorreu devido sua constituição como período em que a relação entre trabalho e educação se comporta de maneira implícita e por ser uma etapa que antecede o Ensino Médio, portanto possível público do Ensino Médio Integrado. No que concerne à coleta de dados, a ação sucedeu a partir das atividades realizadas no decorrer da oficina e da aplicação do questionário de validação do produto educacional disponibilizado ao final desse evento. As informações apreendidas foram tratadas de forma qualiquantitativa, à luz da análise de conteúdo de Bardin (2016), tendo como desígnio identificar se o produto proposto foi capaz de promover reflexões em relação à relevância de uma educação de forma humana e integral. Concluímos que a proposta se constitui como objeto construtivo, isto porque após todas as análises efetuadas foram visíveis os indícios da ocorrência de contribuições significativas através das aproximações feitas de temáticas que não são recorrentes na etapa final do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 124 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFEPT | pt_BR |
Título: dc.title | TECENDO APROXIMAÇÕES ENTRE O ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO INTEGRADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons