Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BRUM, LETICIA MORALES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-08T20:46:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-08T20:46:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | LETICIA MORALES BRUM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587025 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho busca desenvolver uma reflexão sobre a canção popular brasileira como recurso didático e seu uso como documento ou fonte na sala de aula, por meio de oficina didática para o Ensino Médio, através da qual estudantes consigam problematizar temas sensíveis por meio de uma abordagem temporalizada (permanência, mudanças e “o que fazer”). A música, por ser produção cultural, pode ser utilizada como fonte histórica, pois seus compositores e intérpretes carregam o registro da sua época. Sendo assim, a canção é um instrumento didático potente, pois colabora nos debates e na problematização sobre temas sensíveis no Ensino de História, por exemplo, a violência de gênero. Ancorado no referencial teórico decolonial das autoras María Lugones e Rita Segato para pensar sobre violência e gênero no microcosmos escolar, este trabalho conta, também, com o aporte da autora Miriam Hermeto sobre Ensino de História e Canção, a reflexão de Luis Tatit sobre a canção enquanto narrativa que tematiza sobre dilemas e angustias da sociedade brasileira, as ideias de Pauline Oliveros sobre a Escuta Profunda e, enlaçando a construção da oficina, as ideias de Paulo Freire que referenciam os aspectos dialógicos oportunizados no tripé: sentir-pensar-agir . Na oficina proponho a escuta de duas canções compostas em contextos distintos, mas com a mesma temática para pensar a dimensão histórica. “Maria da Vila Matilde” (2015) interpretada por Elza Soares e “Marido da Orgia” interpretada por Aracy de Almeida (1937) que, analisadas em conjunto com outras fontes, (plataforma “Relógios da Violência”, Código Penal de 1940, leis 11.304/06 (Maria da Penha) e 13.104/15 (feminicídio), Atlas da Violência) conduzem os educandos a aprenderem a lidar com documentos, a refletir sobre conceitos históricos, a perguntar sobre o porquê da necessidade de leis exclusivas para mulheres e por que o Brasil ocupa a quinta posição mundial em assassinatos de mulheres. A investigação ancorou-se na etnografia escolar através de diários de campo e de documentos de autoria dos e das estudantes compondo o corpus da pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.649KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Canção Popular Brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Violência contra Mulheres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aracy de Almeida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Elza Soares | pt_BR |
Título: dc.title | “MARIA DA VILA MATILDE” E “MARIDO DA ORGIA” FORMAS DE DIZER/CANTAR SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: A CANÇÃO POPULAR BRASILEIRA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Letícia Morales Brum.pdf | 3.65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/587025/2/Letícia Morales Brum.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons