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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MORAIS, ROBERTA DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-08T18:59:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-08T18:59:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | ROBERTA DA SILVA MORAIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587023 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho analisa os saberes docentes e as táticas mobilizadas por um grupo de professores de História para ensinar sobre o tema da ditadura civil-militar brasileira durante o período da redemocratização. Objetiva refletir sobre as alternativas buscadas pelos professores de História para ensinar a temática da ditadura e identificar se existiram desafios para abordá-la em sala de aula. Os saberes docentes foram analisados tomando como referência os estudos de Tardif, Lessard e Lahaye na intenção de refletir sobre a natureza e a importância desses saberes para a atuação dos professores. As categorias conceituais de tática e estratégia foram desenvolvidas a partir de Certeau para pensar os saberes docentes na perspectiva de reapropriação das normas, regras e convenções que englobam a atividade docente na forma de ensinar,principalmente o tema da ditadura. O levantamento e a análise sobre os saberes e as táticas docentes foram realizados através de entrevistas com seis professores/as de História que atuaram em escolas das redes pública e privada na cidade Porto Alegre e região metropolitana, no estado do Rio Grande do Sul, entre as décadas de 1980 e 1990.Também foram analisadas políticas públicas educacionais desse período com o objetivo de pensar de que forma essas políticas influenciaram o campo do ensino de História e suas relações com os saberes docentes.Por trabalharmos com memórias sobre um período recente da história brasileira, utilizamos as contribuições do campo da História do Tempo Presente em nossas análises.Observou-se que não houve um consenso por parte dos/as professores/as de que, no contexto da redemocratização, havia um controle imposto pelas instituições de ensino sobre a sua prática ou sobre os saberes mobilizado sem suas aulas. No entanto, foi possível identificar características de táticas em outros aspectos comentados pelos/as entrevistados/as, como aqueles relacionados à ressignificação de documentos escolares oficiais e nas relações que alguns professores estabeleceram com os programas curriculares elaborados durante o governo militar e ainda presentes nas décadas de 1980 e 1990. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,06MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | saberes docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ditadura civil-militar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tática e estratégia | pt_BR |
Título: dc.title | "ERA UM MOMENTO DE PROMESSAS": SABERES E TÁTICAS DOCENTES PARA O ENSINO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA NO PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO (1980-1990) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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ROBERTA DA SILVA MORAIS.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/587023/2/ROBERTA DA SILVA MORAIS.pdfDownload |
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