"ERA UM MOMENTO DE PROMESSAS": SABERES E TÁTICAS DOCENTES PARA O ENSINO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA NO PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO (1980-1990)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMORAIS, ROBERTA DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-08T18:59:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-08T18:59:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherROBERTA DA SILVA MORAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587023-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho analisa os saberes docentes e as táticas mobilizadas por um grupo de professores de História para ensinar sobre o tema da ditadura civil-militar brasileira durante o período da redemocratização. Objetiva refletir sobre as alternativas buscadas pelos professores de História para ensinar a temática da ditadura e identificar se existiram desafios para abordá-la em sala de aula. Os saberes docentes foram analisados tomando como referência os estudos de Tardif, Lessard e Lahaye na intenção de refletir sobre a natureza e a importância desses saberes para a atuação dos professores. As categorias conceituais de tática e estratégia foram desenvolvidas a partir de Certeau para pensar os saberes docentes na perspectiva de reapropriação das normas, regras e convenções que englobam a atividade docente na forma de ensinar,principalmente o tema da ditadura. O levantamento e a análise sobre os saberes e as táticas docentes foram realizados através de entrevistas com seis professores/as de História que atuaram em escolas das redes pública e privada na cidade Porto Alegre e região metropolitana, no estado do Rio Grande do Sul, entre as décadas de 1980 e 1990.Também foram analisadas políticas públicas educacionais desse período com o objetivo de pensar de que forma essas políticas influenciaram o campo do ensino de História e suas relações com os saberes docentes.Por trabalharmos com memórias sobre um período recente da história brasileira, utilizamos as contribuições do campo da História do Tempo Presente em nossas análises.Observou-se que não houve um consenso por parte dos/as professores/as de que, no contexto da redemocratização, havia um controle imposto pelas instituições de ensino sobre a sua prática ou sobre os saberes mobilizado sem suas aulas. No entanto, foi possível identificar características de táticas em outros aspectos comentados pelos/as entrevistados/as, como aqueles relacionados à ressignificação de documentos escolares oficiais e nas relações que alguns professores estabeleceram com os programas curriculares elaborados durante o governo militar e ainda presentes nas décadas de 1980 e 1990.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,06MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLARpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsaberes docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectditadura civil-militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttática e estratégiapt_BR
Título: dc.title"ERA UM MOMENTO DE PROMESSAS": SABERES E TÁTICAS DOCENTES PARA O ENSINO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA NO PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO (1980-1990)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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