O ESTUDO DA MIGRAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: HUMANIZANDO SUJEITOS E SABERES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNICOCELI BULL, VANESSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-08T18:23:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-08T18:23:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherVANESSA NICOCELI BULLpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587021-
Resumo: dc.description.abstractO processo de migração é marcado pelo movimento de pessoas de um lugar para o outro e ocorre de forma ampla e complexa a partir de diversas situações. É comum encontrarmos o tema da migração em diversos meios de comunicação com notícias sobre o movimento de pessoas em todo o globo. Com base neste contexto, esta pesquisa tem como objeto o estudo da migração em sala de aula.O trabalho foi realizado com estudantesdo sétimo ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms –Unidade Zona Norte, localizada na cidade de Porto Alegre.O objetivo desta pesquisa pretendeu colocar jovens como sujeitos históricos, comexperiência de vida composta por conhecimentos e saberes significativos, mas também, procurou construir instrumentos que permitiram desenvolver a humanização dos olhares dos estudantes sobre o movimento de migração, a partir da ideia de que o processo é formado por pessoas, com vidas reais, também compostas por trajetórias e experiências únicas. Os referenciais teórico-metodológicos encontram-se alicerçados nos estudos decoloniais. Autores como Enrique Dussel, Boaventura de Sousa Santos, Catherine Walsh, entre outros, contribuíram para a problematização de conteúdos marcados por visões eurocêntricas, bem como, foram responsáveis pela ideia de que não há no mundo apenas uma forma de conhecimento, o que revela inúmeras compreensões com diferentes racionalidades, temporalidades e experiências de sujeitos históricos. Assim, a construção de conhecimentos pautados em experiências de vida dos estudantes, favorece um trabalho com ênfase nas diversas formas de saber e ver o mundo, elemento facilitador no desenvolvimento de olhares humanizados sobre outras realidades de vida, olhares também direcionados para os sujeitos históricos que vivenciam os processos de migração. A produção de fontes históricas pelos jovens, durante as etapas das sequências didáticas, permitiu que houvesse por parte dos envolvidos, o desenvolvimento de olhares sobre suas próprias posturas carregadas de preconceitos e estereótipos. A construção de conhecimento assim, se deu na prática dos estudantes a partir de suas próprias problematizações. Alémdisso, os envolvidosparticiparam do processo de reconhecimento e identificação com trajetórias migrantes e puderam humanizar realidades de vidas: as suas e a daqueles que migram.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,26MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMigraçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadept_BR
Título: dc.titleO ESTUDO DA MIGRAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: HUMANIZANDO SUJEITOS E SABERESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons