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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pires, Cristina Turra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-08T18:12:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-08T18:12:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | CRISTINA TURRA PIRES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587020 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um portfólio sobre o caso da Retomada Guarani na Ponta do Arado.Voltadopara o sétimo ano do Ensino Fundamental,busca analisara percepção e conceitos dos estudantes sobre povos indígenas. Promovendo o debatedequestões territoriais sobre os Guarani na região de Porto Alegre, suas lutas e demandasa partir de propostas pedagógicas sobre o casoda Retomada Guarani na Ponta do Arado na cidade de Porto Alegre, RS, (junho de 2018).Baseia-sena lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura indígena em todas as escolas do ensino básico do território brasileiro. Pautado no Ensino de História Indígena,este trabalho é uma fração num universo vasto que são as culturas indígenas, numa tentativa de incluir a diversidade e multiculturalidade no currículo educacional. Éuma formade colocar em prática as reflexões teóricas realizadas durante o Mestrado Profissional em Ensino de História, e levá-la a outras unidades escolares.Desenvolvendo um conjunto de atividades, que preze a aprendizagem histórica dos alunos com a utilização de diferentes fontes e tipos de documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) que são capazes de mobilizar para a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram, valorizando o estudo das relações étnico-raciais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,69MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DE MEMÓRIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História Indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guarani | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS PRESENÇAS INDÍGENAS: O CASO DA RETOMADA GUARANI NA PONTA DO ARADO EM PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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CRISTINA TURRA PIRES.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/587020/2/CRISTINA TURRA PIRES.pdfDownload |
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