ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS PRESENÇAS INDÍGENAS: O CASO DA RETOMADA GUARANI NA PONTA DO ARADO EM PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPires, Cristina Turra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-08T18:12:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-08T18:12:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherCRISTINA TURRA PIRESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587020-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um portfólio sobre o caso da Retomada Guarani na Ponta do Arado.Voltadopara o sétimo ano do Ensino Fundamental,busca analisara percepção e conceitos dos estudantes sobre povos indígenas. Promovendo o debatedequestões territoriais sobre os Guarani na região de Porto Alegre, suas lutas e demandasa partir de propostas pedagógicas sobre o casoda Retomada Guarani na Ponta do Arado na cidade de Porto Alegre, RS, (junho de 2018).Baseia-sena lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura indígena em todas as escolas do ensino básico do território brasileiro. Pautado no Ensino de História Indígena,este trabalho é uma fração num universo vasto que são as culturas indígenas, numa tentativa de incluir a diversidade e multiculturalidade no currículo educacional. Éuma formade colocar em prática as reflexões teóricas realizadas durante o Mestrado Profissional em Ensino de História, e levá-la a outras unidades escolares.Desenvolvendo um conjunto de atividades, que preze a aprendizagem histórica dos alunos com a utilização de diferentes fontes e tipos de documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) que são capazes de mobilizar para a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram, valorizando o estudo das relações étnico-raciais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,69MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DE MEMÓRIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História Indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuaranipt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS PRESENÇAS INDÍGENAS: O CASO DA RETOMADA GUARANI NA PONTA DO ARADO EM PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, BRASILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons