Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Rodrigo Souza dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-08T17:40:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-08T17:40:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | RODRIGO SOUZA DOS SANTOS SOBREVIVER É RESISTIR: VIDA E MOVIMENTO NA FORMAÇÃO DOS/AS PROFESSORES/AS DE HISTÓRIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE/RS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587016 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O tema desta dissertação diz respeito à formação de professores/as de História e à liberdade de ensinar. Tem como problemática analisar o significado de ser professor/a de História na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS (RME/POA) hoje perante a ameaça ao seu lugar social e a sua autoridade e verificar quais os movimentos de resistência criados pelos/as docentes da referida rede de ensino. Por meio de uma pesquisa qualitativa, descritiva e narrativa, pretende-se: a) caracterizar teórica e metodologicamente as concepções de educação presentes nos cadernos pedagógicos do projeto Escola Cidadã da RME/POA; b) estabelecer relações entre os movimentos neoconservadores e neoliberais e a vida profissional desses/as docentes; c) analisar as concepções, práticas enunciadas, censuras/ameaças enfrentadas e formas de resistência apresentadas pelos/as mesmos/as; d) refletir sobre e, se possível, indicar outras formas de resistência derivadas do diálogocrítico com os professores/as de História. O conceito de resistência tornou-se fundamental nas análises desta dissertação. Além das fontes bibliográficas e dos cadernos pedagógicos, a pesquisa foi marcada pela aplicação de um questionário com esses/as professores/as de História e pelos encontros do grupo de discussões com os/as docentes dessa disciplina. Em termos de conclusão, verificou-se que emergiu uma formação construída pelos/as próprios/as professores/as de História da rede, marcada pela reflexão e pela luta por liberdade de ensinar. Restou demonstrado que, para tanto, os/as docentes de História da RME/POA têm utilizado, como modo de resistência, o elo entre a pedagogia crítica e o pensamento decolonial contra os avanços neoliberais e neoconservadores sobre a educação pública. Isso ficou explícito na medida em que esses/as professores/as foram mostrando as suas formas de resistência por meio das sobrevivências relatadas sempre com vida e movimento, potencializando-lhes atingir a condição de professores/as como intelectuais transformadores/as de realidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,32MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e Práticas no Espaço Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores/as de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Porto Alegre | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade de Ensinar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | pt_BR |
Título: dc.title | SOBREVIVER É RESISTIR: VIDA E MOVIMENTO NA FORMAÇÃODOS/AS PROFESSORES/AS DE HISTÓRIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE/RS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RODRIGO SOUZA DOS SANTOS.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/587016/2/RODRIGO SOUZA DOS SANTOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons