EU NÃO SABIA QUE O MEU BAIRRO TINHA HISTÓRIA: DECOLONIZANDO A AULA DE HISTÓRIA COM AS MEMÓRIAS DE UM TERRITÓRIO NA PERIFERIA DE PORTO ALEGRE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorUCHA, LEONARDO BORGHI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-08T19:47:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-08T19:47:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherLEONARDO BORGHI UCHApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587012-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo promover ações pedagógicas que possibilitassem decolonizar as aulas de História através do engajamento coletivo na construção de histórias e memórias de um território negro e periférico da cidade de Porto Alegre, território esse que é marcado por grandes índices de pobreza, estigmatização e silenciamento sobre sua história. Para isso desenvolvi um percurso metodológico inspirado na Investigação-Ação Participativa, na Educação Popular e na Reconstrução Coletiva da História, por onde eu e um grupo de estudantes das séries finais do ensino fundamental produzimos coletivamente histórias e reflexões sobre o passado local a partir da análise de documentos históricos e registros de memórias de moradores do território que foram compartilhadas em rodas de memórias, encontros em que os participantes da pesquisa conversaram sobre suas lembranças a respeito de diferentes acontecimentos do passado no território. Com esse trabalho realizado a partir de memórias foram visibilizadas uma diversidade das experiências, vivências, sociabilidades, desejos, lutas, derrotas e conquistas, sem que com isso fossem silenciados os processos violentos que marcaram e continuam marcando a identidade e os corpos das pessoas deste lugar, processos esses que foram analisados e relacionado à história da cidade, do país e do mundo ao longo da pesquisa com os estudantes. Dessa maneira, a pesquisa permitiu concluir que as memórias do local, produzidas e compartilhadas em roda, são meios potentes para a construção não somente de um saber histórico escolar decolonizado, mas também para a produção de afetos, laços sociais e protagonismo, o que abre possibilidades para a superação de um ensino baseado na transposição didática e no acúmulo individual de conhecimentos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent65.3MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DE MEMÓRIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação popularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogias decoloniaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Título: dc.titleEU NÃO SABIA QUE O MEU BAIRRO TINHA HISTÓRIA: DECOLONIZANDO A AULA DE HISTÓRIA COM AS MEMÓRIAS DE UM TERRITÓRIO NA PERIFERIA DE PORTO ALEGREpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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