Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | UCHA, LEONARDO BORGHI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-08T19:47:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-08T19:47:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | LEONARDO BORGHI UCHA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587012 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa teve como objetivo promover ações pedagógicas que possibilitassem decolonizar as aulas de História através do engajamento coletivo na construção de histórias e memórias de um território negro e periférico da cidade de Porto Alegre, território esse que é marcado por grandes índices de pobreza, estigmatização e silenciamento sobre sua história. Para isso desenvolvi um percurso metodológico inspirado na Investigação-Ação Participativa, na Educação Popular e na Reconstrução Coletiva da História, por onde eu e um grupo de estudantes das séries finais do ensino fundamental produzimos coletivamente histórias e reflexões sobre o passado local a partir da análise de documentos históricos e registros de memórias de moradores do território que foram compartilhadas em rodas de memórias, encontros em que os participantes da pesquisa conversaram sobre suas lembranças a respeito de diferentes acontecimentos do passado no território. Com esse trabalho realizado a partir de memórias foram visibilizadas uma diversidade das experiências, vivências, sociabilidades, desejos, lutas, derrotas e conquistas, sem que com isso fossem silenciados os processos violentos que marcaram e continuam marcando a identidade e os corpos das pessoas deste lugar, processos esses que foram analisados e relacionado à história da cidade, do país e do mundo ao longo da pesquisa com os estudantes. Dessa maneira, a pesquisa permitiu concluir que as memórias do local, produzidas e compartilhadas em roda, são meios potentes para a construção não somente de um saber histórico escolar decolonizado, mas também para a produção de afetos, laços sociais e protagonismo, o que abre possibilidades para a superação de um ensino baseado na transposição didática e no acúmulo individual de conhecimentos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 65.3MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DE MEMÓRIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogias decoloniais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Título: dc.title | EU NÃO SABIA QUE O MEU BAIRRO TINHA HISTÓRIA: DECOLONIZANDO A AULA DE HISTÓRIA COM AS MEMÓRIAS DE UM TERRITÓRIO NA PERIFERIA DE PORTO ALEGRE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação de Mestrado ProfHistória - Leonardo Borghi Ucha.pdf | 66.92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/587012/2/Dissertação de Mestrado ProfHistória - Leonardo Borghi Ucha.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons