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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LEAO, CLEBER TEIXEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-08T19:34:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-08T19:34:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | CLEBER TEIXEIRA LEAO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587010 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo aborda a relação entre o conceito de branquitude e o processo de estruturação dos conteúdos curriculares de História, bem como a forma que os estudantes das turmas de 7º, 8º e 9º anos das escolas EEEF Otávio Mangabeira e EEEF Pedro Sirângelo compreendem e localizam o conceito de branquitude. Este conceito foi apresentado e analisado a partir de ferramentas didático pedagógicas utilizadas diariamente como o livro didático, das coleções adotados no período entre 2015 a 2019, assim como textos e imagens. Estas ferramentas foram utilizadas para a elaboração de sequências didáticas pedagógicas, a fim de localizar e identificar o conceito de branquitude e sua influência nas leituras que os estudantes estabelecem das relações raciais presentes na disciplina de História e através da Educação das Relações Étnico Raciais (ERER). Os dados deste estudo foram apresentados de forma quanti/qualitativas, com a finalidade de deixar demonstrado de forma direta e objetiva a compreensão dos estudantes sobre os elementos que estão presentes no conceito de branquitude. Problematizar o currículo de História e a ERER, a partir do conceito de branquitude, potencializou a discussão com os estudantes das questões raciais, tanto na disciplina de História, quanto na realidade diária dos estudantes pretos, pardos e brancos das escolas analisadas, produziu mudanças significativas nas abordagens diárias da temática racial, por parte desse professor-pesquisador e também em grande parte da comunidade escolar de ambas as escolas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,53MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Branquitude | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação das Relações Étnico Raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático. | pt_BR |
Título: dc.title | ENTRE O VISÍVEL E O INVISÍVEL: A BRANQUITUDE E AS RELAÇÕES RACIAIS NOS CONTEÚDOS CURRICULARES DE ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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CLEBER TEIXEIRA LEÃO.pdf | 3.62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/587010/2/CLEBER TEIXEIRA LEÃO.pdfDownload |
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