ENTRE O VISÍVEL E O INVISÍVEL: A BRANQUITUDE E AS RELAÇÕES RACIAIS NOS CONTEÚDOS CURRICULARES DE ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLEAO, CLEBER TEIXEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-08T19:34:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-08T19:34:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherCLEBER TEIXEIRA LEAOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587010-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo aborda a relação entre o conceito de branquitude e o processo de estruturação dos conteúdos curriculares de História, bem como a forma que os estudantes das turmas de 7º, 8º e 9º anos das escolas EEEF Otávio Mangabeira e EEEF Pedro Sirângelo compreendem e localizam o conceito de branquitude. Este conceito foi apresentado e analisado a partir de ferramentas didático pedagógicas utilizadas diariamente como o livro didático, das coleções adotados no período entre 2015 a 2019, assim como textos e imagens. Estas ferramentas foram utilizadas para a elaboração de sequências didáticas pedagógicas, a fim de localizar e identificar o conceito de branquitude e sua influência nas leituras que os estudantes estabelecem das relações raciais presentes na disciplina de História e através da Educação das Relações Étnico Raciais (ERER). Os dados deste estudo foram apresentados de forma quanti/qualitativas, com a finalidade de deixar demonstrado de forma direta e objetiva a compreensão dos estudantes sobre os elementos que estão presentes no conceito de branquitude. Problematizar o currículo de História e a ERER, a partir do conceito de branquitude, potencializou a discussão com os estudantes das questões raciais, tanto na disciplina de História, quanto na realidade diária dos estudantes pretos, pardos e brancos das escolas analisadas, produziu mudanças significativas nas abordagens diárias da temática racial, por parte desse professor-pesquisador e também em grande parte da comunidade escolar de ambas as escolas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,53MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLARpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBranquitudept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação das Relações Étnico Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático.pt_BR
Título: dc.titleENTRE O VISÍVEL E O INVISÍVEL: A BRANQUITUDE E AS RELAÇÕES RACIAIS NOS CONTEÚDOS CURRICULARES DE ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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