MEMÓRIAS EM DISPUTA: A DITADURA CIVIL-MILITAR E O ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDA ROSA, ELEANDRO VIANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-08T18:42:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-08T18:42:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherELEANDRO VIANA DA ROSApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587005-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação, inserida na linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar”,tem como tema principal as relações entre o Ensino de História e as disputas de memória em torno da ditadura civil-militar, entendida como tema sensível, pois é complexo e recente. O problema consiste em entender como o ensino de História se situa nos processos de disputas de memória, especialmente quando esta memória está atrelada à ditadura civil-militar.A partir de uma metodologia qualitativa, a aula de História foi abordada a partir de dois olhares:a) o dos professores, obtido por meio de entrevistas e b) o dos alunos,dado por atividades diversificadas como músicas, leituras de fontes históricas, como cartas e debates,visando à sensibilização e ao entendimento do tema.O trabalho foi realizado com duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual do Município de Taquari.Como atividade pedagógica final,os alunos construíram cartas abertas, as quais foram inseridas em jornais fictícios, versando sobre os Direitos Humanos e a atualidade, mas retomando a questão da ditadura. Da análise das atividades percebeu-se que os alunos têm diferentes perspectivas sobre a ditadura civil-militar, o que demonstra não só uma disputa entre o conhecimento histórico e a memória, como também interesse pelo tema. Além disso, notaram-se ideias sedimentadas relacionadas à violência e à qualidade da educação na época da ditadura, as quais foram e devem ser problematizadas constantemente pelos docentes, pois a reflexão sobre este período está diretamente vinculada à noção de democracia e direitos humanos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,53MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DE MEMÓRIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura civil-militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemas Sensíveispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Históricos no Espaço Escolarpt_BR
Título: dc.titleMEMÓRIAS EM DISPUTA: A DITADURA CIVIL-MILITAR E O ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons