Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TAVARES, LUCIANA BORBA FERNANDES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-08T18:34:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-08T18:34:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | LUCIANA BORBA FERNANDES TAVARES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587003 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como problema a produção de caixa pedagógica sobre a história da apropriação da escrita alfabética pelos Guarani, nas reduções jesuíticas dos Sete Povos das Missões, no século XVIII. Tal produto será voltado para estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental. Busca-se por intermédio desse material: a) que os alunos, no ambiente dos Anos Iniciais, reconheçam a potencialidade da escrita para instrumentalizar suas demandas; b) promover uma educação antirracista de acordo com os preceitos da pluralidade e diversidade expressos no artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). A produção desta pesquisa e da caixa pedagógica baseia-se no recorte teórico metodológico da tese Práticas letradas Guarani: produção e usos da escrita indígena (séculos XVII e XVIII), de Eduardo Santos Neumann(2005). Tal escrita abrangia desde registros históricos até a comunicação guarani durante o período das Guerras Guaraníticas e o autogerenciamento. A relação de protagonismo histórico dos Guarani, cujos usos da prática letrada ultrapassaram as atribuições estipuladas pelos colonizadores e passaram a ser definidos pelos próprios indígenas, serviu de mote a este trabalho. A proposição da caixa pedagógica baseia-se, portanto, em uma dinâmica de mediação em ensino de História, focada na ampliação dos usos da escrita e do protagonismo guarani. Vinculada ao emprego da escrita pelos Guarani na contemporaneidade, em uma proposta de ensino de História que possa promover a concepção das temporalidades históricas de passado, presente e porvir por parte dos alunos, persegue o entendimento de que a escrita é uma ferramenta para o alcance de objetivos individuais, e principalmente comuns, por esses mesmos educandos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,48MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da escrita guarani | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Caixa pedagógica | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO DE CAIXA PEDAGÓGICA A PARTIR DO PROTAGONISMO GUARANI NA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LUCIANA BORBA FERNANDES TAVARES.pdf | 7.66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/587003/2/LUCIANA BORBA FERNANDES TAVARES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons