ENSINO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO DE CAIXA PEDAGÓGICA A PARTIR DO PROTAGONISMO GUARANI NA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTAVARES, LUCIANA BORBA FERNANDES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-08T18:34:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-08T18:34:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherLUCIANA BORBA FERNANDES TAVARESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587003-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como problema a produção de caixa pedagógica sobre a história da apropriação da escrita alfabética pelos Guarani, nas reduções jesuíticas dos Sete Povos das Missões, no século XVIII. Tal produto será voltado para estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental. Busca-se por intermédio desse material: a) que os alunos, no ambiente dos Anos Iniciais, reconheçam a potencialidade da escrita para instrumentalizar suas demandas; b) promover uma educação antirracista de acordo com os preceitos da pluralidade e diversidade expressos no artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). A produção desta pesquisa e da caixa pedagógica baseia-se no recorte teórico metodológico da tese Práticas letradas Guarani: produção e usos da escrita indígena (séculos XVII e XVIII), de Eduardo Santos Neumann(2005). Tal escrita abrangia desde registros históricos até a comunicação guarani durante o período das Guerras Guaraníticas e o autogerenciamento. A relação de protagonismo histórico dos Guarani, cujos usos da prática letrada ultrapassaram as atribuições estipuladas pelos colonizadores e passaram a ser definidos pelos próprios indígenas, serviu de mote a este trabalho. A proposição da caixa pedagógica baseia-se, portanto, em uma dinâmica de mediação em ensino de História, focada na ampliação dos usos da escrita e do protagonismo guarani. Vinculada ao emprego da escrita pelos Guarani na contemporaneidade, em uma proposta de ensino de História que possa promover a concepção das temporalidades históricas de passado, presente e porvir por parte dos alunos, persegue o entendimento de que a escrita é uma ferramenta para o alcance de objetivos individuais, e principalmente comuns, por esses mesmos educandos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,48MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLARpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da escrita guaranipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCaixa pedagógicapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO DE CAIXA PEDAGÓGICA A PARTIR DO PROTAGONISMO GUARANI NA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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