Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Fajardo, Sergio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Luiz Alexandre Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-08T12:38:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-08T12:38:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586995 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa obra é o resultado de uma pesquisa realizada no período de Licença Sabática no ano de 2020. O objetivo foi estudar o processo de desenvolvimento regional do Paraná a partir da caracterização dos grandes espaços mesorregionais e a sua formação territorial. A investigação visa então iniciar a identificação das diferenças regionais no Paraná sob a ótica dos conceitos e das abordagens de desenvolvimento, buscando, no sentido teórico-metodológico, realizar uma primeira articulação entre as concepções e abordagens (do desenvolvimento) que englobam o regional, o local e o territorial. Nesse sentido, consideramos um breve levantamento inicial de dados e informações sobre os espaços mesorregionais que abrangem os polos de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava. A pesquisa junto ao grupo GeoDes (Grupo de Estudos sobre Geodesenvolvimento) da UEPG permitiu reconhecer algumas lacunas e demandas relativas ao debate sobre geodesenvolvimento que tenha como referência um olhar sobre o interior do Paraná. Nesse sentido, aspectos históricos, econômicos, sociais, ambientais e culturais são ressaltados. A aproximação entre o grupo de pesquisa CNPq/Unicentro, Geografia Agrária, Ruralidades e Território (GEAR) representa um esforço com propósito de enriquecimento científico e conceitual relativo aos temas que envolvem o tema desenvolvimento, ao mesmo tempo em que atende preocupações e anseios da sociedade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geodesenvolvimento | pt_BR |
Título: dc.title | Paraná: Desenvolvimento e Diferenças Regionais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Paraná Desenvolvimento e Diferenças Regionais.pdf | 5.29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586995/1/Paraná Desenvolvimento e Diferenças Regionais.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: