EVASÃO, RETENÇÃO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NO CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA - IFRO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza Estêvão, Fernanda Léia Batista-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Xênia de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-08T12:05:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-08T12:05:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-05-
identificador: dc.identifier.otherEVASÃO, RETENÇÃO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NO CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA - IFROpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586994-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa “A política de inclusão e os fatores de permanência e êxito de estudantes indígenas no IFRO/Campus Guajará-Mirim”, que deu origem à dissertação ora levada a público, teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão de estudantes indígenas no IFRO Campus Guajará-Mirim, bem como os fatores que contribuíram para a evasão, a retenção e o êxito desses estudantes. Dentre os objetivos específicos buscou-se: (1) Identificar as concepções de inclusão e educação intercultural, bem como as estratégias direcionadas à inclusão de estudantes indígenas expressas no Projeto Pedagógico dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Guajará-Mirim e na Política de Acesso, Permanência e Êxito do IFRO e (2) Elencar as principais dificuldades relatadas pelos estudantes indígenas em relação à aprendizagem dos componentes curriculares do curso. O estudo foi realizado na esteira da linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços pedagógicos na Educação Profissional” do ProfEPT. O método que deu suporte à investigação foi o da moderna história oral (MEHY, 2005), articulado à pesquisa documental e a observações em campo de tipo participante. As análises foram tecidas com base em literaturas concernentes aos campos da Educação Intercultural e da Educação inclusiva. Os resultados do estudo demonstram que o diálogo intercultural é essencial para a promoção da inclusão educacional de estudantes indígenas e para uma cultura que perpassa pela compreensão e valorização da diversidade e efetivação de direitos sociais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.71mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes Indígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleEVASÃO, RETENÇÃO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NO CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA - IFROpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memórias de espaços pedgógicos na EPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais