Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza Estêvão, Fernanda Léia Batista | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Xênia de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-08T12:05:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-08T12:05:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | EVASÃO, RETENÇÃO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NO CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA - IFRO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586994 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa “A política de inclusão e os fatores de permanência e êxito de estudantes indígenas no IFRO/Campus Guajará-Mirim”, que deu origem à dissertação ora levada a público, teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão de estudantes indígenas no IFRO Campus Guajará-Mirim, bem como os fatores que contribuíram para a evasão, a retenção e o êxito desses estudantes. Dentre os objetivos específicos buscou-se: (1) Identificar as concepções de inclusão e educação intercultural, bem como as estratégias direcionadas à inclusão de estudantes indígenas expressas no Projeto Pedagógico dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Guajará-Mirim e na Política de Acesso, Permanência e Êxito do IFRO e (2) Elencar as principais dificuldades relatadas pelos estudantes indígenas em relação à aprendizagem dos componentes curriculares do curso. O estudo foi realizado na esteira da linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços pedagógicos na Educação Profissional” do ProfEPT. O método que deu suporte à investigação foi o da moderna história oral (MEHY, 2005), articulado à pesquisa documental e a observações em campo de tipo participante. As análises foram tecidas com base em literaturas concernentes aos campos da Educação Intercultural e da Educação inclusiva. Os resultados do estudo demonstram que o diálogo intercultural é essencial para a promoção da inclusão educacional de estudantes indígenas e para uma cultura que perpassa pela compreensão e valorização da diversidade e efetivação de direitos sociais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.71mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes Indígenas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | EVASÃO, RETENÇÃO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NO CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA - IFRO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Organização e Memórias de espaços pedgógicos na EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: