Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSP - Câmpus Sertãozinho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, ADELINE MARIA BORGES BRANCO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DUARTE FILHO, NEMESIO FREITAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-07T16:47:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-07T16:47:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Caminhos para EPT | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586990 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao pensar à docência no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), é necessário considerar que apenas a formação inicial dos professores não basta para a prática em sala de aula, necessitando constantemente de novos estudos e ressignificações. O professor que atua nos cursos de EPT e, principalmente, Ensino Médio Integrado ao Técnico (EMI), deve estar ciente de que o domínio do conteúdo da sua disciplina não é suficiente para atuar nessa modalidade, pois ela demanda proporcionar aos alunos uma formação integral e omnilateral, em oposição a educação dual e unilateral, educando-os para o trabalho e a vida. Este trabalho investiga as possíveis contribuições de uma formação continuada para esses docentes utilizando Metodologias Ativas e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), com vistas à compreensão da EPT e do EMI, na busca pela melhora das práticas pedagógicas. Para tanto, foram desenvolvidos estudos sobre as bases conceituais da EPT e do EMI, as metodologias ativas e TICs, com ênfase nos conhecimentos deficitários dos sujeitos da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), cujo o aporte teórico metodológico é o Estudo de Caso desenvolvido a partir da proposta de Yin (2005), o que permitiu à pesquisadora um aprofundamento sobre o fenômeno estudado. O principal instrumento de coleta de dados foi a aplicação de questionários semiabertos, precedidos de revisão bibliográfica. A fundamentação utilizada para a análise qualitativa dos dados tem sua base referencial em Minayo (2002). Para esta pesquisa, desenvolveu-se enquanto produto educacional uma Sequência Didática, que estruturou encontros de formação continuada para educadores do EMI, tendo como temática a base conceitual da EPT. Os resultados se mostraram positivos, pois demonstraram que o uso das metodologias ativas e das TICs motivam os docentes a participarem ativamente da formação; desse modo os encontros se caracterizaram como espaços de trocas de experiências, interativos e colaborativos que contribuíram para reflexões, discussões e sugestões de alternativas para o trabalho docente, a partir da perspectiva de conceitos como “Politecnia”, “Trabalho como Princípio Educativo” e “Formação Omnilateral”. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3.000 kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | FORMAÇÃO | - |
Palavras-chave: dc.subject | CONTINUADA | - |
Palavras-chave: dc.subject | DOCENTE | - |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | - |
Título: dc.title | CAMINHOS PARA A EPT: INOVANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Formação Docente | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Caminhos para EPT.pdf | 3.11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586990/2/Produto Educacional - Caminhos para EPT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: