CAMINHOS PARA A EPT: INOVANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSP - Câmpus Sertãozinho-
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, ADELINE MARIA BORGES BRANCO-
Autor(es): dc.contributor.authorDUARTE FILHO, NEMESIO FREITAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-07T16:47:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-07T16:47:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-01-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Caminhos para EPT-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586990-
Resumo: dc.description.abstractAo pensar à docência no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), é necessário considerar que apenas a formação inicial dos professores não basta para a prática em sala de aula, necessitando constantemente de novos estudos e ressignificações. O professor que atua nos cursos de EPT e, principalmente, Ensino Médio Integrado ao Técnico (EMI), deve estar ciente de que o domínio do conteúdo da sua disciplina não é suficiente para atuar nessa modalidade, pois ela demanda proporcionar aos alunos uma formação integral e omnilateral, em oposição a educação dual e unilateral, educando-os para o trabalho e a vida. Este trabalho investiga as possíveis contribuições de uma formação continuada para esses docentes utilizando Metodologias Ativas e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), com vistas à compreensão da EPT e do EMI, na busca pela melhora das práticas pedagógicas. Para tanto, foram desenvolvidos estudos sobre as bases conceituais da EPT e do EMI, as metodologias ativas e TICs, com ênfase nos conhecimentos deficitários dos sujeitos da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), cujo o aporte teórico metodológico é o Estudo de Caso desenvolvido a partir da proposta de Yin (2005), o que permitiu à pesquisadora um aprofundamento sobre o fenômeno estudado. O principal instrumento de coleta de dados foi a aplicação de questionários semiabertos, precedidos de revisão bibliográfica. A fundamentação utilizada para a análise qualitativa dos dados tem sua base referencial em Minayo (2002). Para esta pesquisa, desenvolveu-se enquanto produto educacional uma Sequência Didática, que estruturou encontros de formação continuada para educadores do EMI, tendo como temática a base conceitual da EPT. Os resultados se mostraram positivos, pois demonstraram que o uso das metodologias ativas e das TICs motivam os docentes a participarem ativamente da formação; desse modo os encontros se caracterizaram como espaços de trocas de experiências, interativos e colaborativos que contribuíram para reflexões, discussões e sugestões de alternativas para o trabalho docente, a partir da perspectiva de conceitos como “Politecnia”, “Trabalho como Princípio Educativo” e “Formação Omnilateral”.-
Tamanho: dc.format.extent3.000 kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectFORMAÇÃO-
Palavras-chave: dc.subjectCONTINUADA-
Palavras-chave: dc.subjectDOCENTE-
Palavras-chave: dc.subjectEPT-
Título: dc.titleCAMINHOS PARA A EPT: INOVANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseFormação Docente-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFormação-
Aparece nas coleções:Ensino