Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RANGEL, Felipe Sarmengui | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada Meirele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-07T03:12:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-07T03:12:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS 78_EDUCIMAT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586982 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático de Ciências é resultante de um estudo científico desenvolvido entre os anos de 2018 e 2020, durante a realização do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo. Está vinculado a uma pesquisa que visou a estudar os aspectos teóricos e metodológicos de uma formação continuada de professores da educação básica em Saneamento Básico, na cidade de Aracruz. O curso "Práticas Escolares em Saneamento Básico – Formação de Profissionais da Educação Básica em Serviços Públicos Essenciais e Saneamento Básico (FORSAB)", com carga horária de 96 horas, foi oferecido em modalidade semipresencial, visando à abordagem de temas e à realização de práticas pedagógicas relacionadas ao abastecimento de água, drenagem de águas urbanas, tratamento de efluentes e resíduos sólidos. Os aspectos pedagógicos da formação de professores convergiram para as propostas de Moacir Gadotti (2007), Shulman (1986), Tardif (2002) e Nóvoa (1992). Os aspectos metodológicos da ação foram planejados considerando a Metodologia da Mediação Dialética (MMD) proposta por Maria Eliza Arnoni (2012) e o movimento da libertação de Enrique Dussel (1977) e Paulo Freire (2005). As questões sociofilosóficas e sociocientíficas da Educação CTS/CTSA foram fundamentadas em Wildson Santos (2007), Santos e Auler (2011) e Santos e Mortimer (2000). A intervenção pedagógica buscou discutir o tema do Saneamento Básico Urbano (SBU) a partir das perspectivas sociais, ambientais, econômicas, científicas e culturais, e promovendo análises de situações, hipotéticas ou não, que envolvem a realidade de pessoa em condições de vulnerabilidades relacionadas à infraestrutura sanitária. A abordagem problematizadora adotada visou a desafiar os participantes do Projeto FORSAB a refletirem sobre suas práticas profissionais, a delimitarem situações-problema para contextualização do tema junto aos estudantes e a discutirem metodologias de ensino que favoreçam a emancipação dos sujeitos. A formação foi alicerçada em uma relação dialógica, compreendendo as etapas Resgatar, Problematizar, Sistematizar e Produzir da MMD a qual contribuiu para a superação de alguns paradigmas tradicionais. Durante todas as etapas da formação, valorizou-se a dialogicidade, o respeito à autonomia, pensando o ser humano como um sujeito em construção e a educação, como um processo de troca. Este guia didático de ciências visa a orientar futuras formações continuadas de professores em saneamento básico, apresentando-se como um documento útil para abordagens dos aspectos conceituais, pedagógicos e curriculares inerentes à temática. Espera-se que esse produto educacional possa potencializar a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, problematizadoras e integradas a temas sociocientíficos, tecnológicos e culturais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,57 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTS; CTSA; Formação de Professores, Educação Básica, Saneamento Básico Urbano | pt_BR |
Título: dc.title | SANEAMENTO BÁSICO URBANO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM ENFOQUE CTS/CTSA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons