UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFREIRE, Luiz Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-07T02:59:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-07T02:59:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_EDUCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586981-
Resumo: dc.description.abstractA educação para o trânsito, juntamente com a engenharia de trânsito e o esforço legal são os pilares da promoção da segurança no trânsito. Com a promulgação do Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/97, o legislador proporcionou à educação para o trânsito um protagonismo, uma vez que o capítulo VI foi redigido exclusivamente sobre o tema. Além disso, o Código de Trânsito trouxe a previsão legal de que a educação para o trânsito deve ser trabalhada de modo interdisciplinar, obrigatoriamente, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. O Código de Trânsito Brasileiro também estabeleceu que todos os órgãos pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito devem possuir, obrigatoriamente, uma coordenação educacional, de modo a promover a educação para o trânsito. Nessa perspectiva, faz-se necessário que a Polícia Militar do Espírito Santo, por meio do seu Batalhão de Polícia de Trânsito, tenha um programa de educação para o trânsito, em que a instituição vá às escolas e desenvolva uma prática pedagógica que promova a cidadania e a divulgação científica sobre o trânsito para conscientizar as crianças, com vistas a preservar suas vidas e a tornarem-se cidadãos de direitos e deveres no trânsito. Nesse sentido, este produto educacional busca orientar os militares para atuarem na Educação Infantil com enfoque na educação para o trânsito, mediando saberes e práticas sobre o trânsito, contribuindo para socialização dos conhecimentos acadêmicos, técnicos e sociais. A sugestão é proporcionar por meio da prática pedagógica o conhecimento para conquista da autonomia e emancipação cultural dos indivíduos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent17 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCírculos de cultura, Educação para o trânsito. Prática pedagógica, Transitolândia.pt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
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