CONTEXTUALIZAÇÃO DOS POLÍMEROS NO ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PARA O APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DE BANANEIRAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRangel, Alexsander Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Deusanilde de Jesus-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, José Mauro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-05T14:11:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-05T14:11:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2020/03/Produto-educacional-Alexsander-Rodrigues-Rangel-v2.pdf-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586922-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho relata uma pesquisa desenvolvida ao longo do mestrado com o intuito de propor uma sequência didática que busque auxiliar o professor de Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente no conteúdo de polímeros para alunos da 3ª série do ensino médio abordando uma perspectiva de sustentabilidade ambiental de forma contextualizada a fim de promover um ensino significativo e a transformação social. A necessidade de propor um ensino contextualizado e significativo sobre o tema se dá pelo fato de a Educação de Jovens e Adultos possuir diversos obstáculos a serem enfrentados pelo corpo docente, como a diversidade de estudantes, alguns estão sem estudar há mais de 20 anos, outros transferidos para a EJA por causa do alto número de reprovações no ensino regular, e também pelo fator trabalho e família, já que muitas alunas abandonam os estudos quando engravidam na adolescência e outros por arrumarem trabalho já que necessitam para ajudarem os familiares ou a si mesmo. Esses são alguns problemas sociais que se encontram na EJA. A dificuldade no Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos além das já mencionadas anteriormente é a disciplina de Química só é lecionada a partir da 2ª série do ensino médio e com apenas uma aula por semana, sendo assim, o trabalho baseou-se nessas peculiaridades e propôs uma sequência didática que posso envolver os estudantes, por meio do ensino significativo fundamentado na teoria de Ausubel. Para o desenvolvimento do assunto polímeros em sala de aula, está sendo proposta uma sequência didática que, inicialmente, foi realizado, em laboratório, um procedimento para produção de papel de fibra de bananeira. Após, foi proposto a contextualização do ensino, a construção de mapas conceituais e, por fim, a confecção de produtos a partir do papel de fibra de bananeira. Com a aplicação da sequência didática, espera-se que, além de facilitar a aprendizagem do estudante, trabalhará com questões socioambientais e auxiliará o professor em sala com novos métodos de ensino, também espera-se que os agentes participantes da pesquisa sejam beneficiados, pois os produtos que serão confeccionados no final do processo utilizando materiais de baixo serão artesanatos que poderão ser comercializados, sendo assim, uma alternativa de renda extra para os envolvidos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolímeros; Ensino de Química; Resíduos de bananeiras; Sustentabilidade ambiental.pt_BR
Título: dc.titleCONTEXTUALIZAÇÃO DOS POLÍMEROS NO ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PARA O APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DE BANANEIRASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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