O USO DE ANALOGIAS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPrado, Bruno Maia do-
Autor(es): dc.contributor.authorMaia, Poliana Flávia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-05T14:01:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-05T14:01:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2020/09/Produto-Educacional-Bruno.pdf-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586921-
Resumo: dc.description.abstractA Química é uma disciplina que apresenta diversos conteúdos abstratos, sobre os quais os estudantes apresentam grandes dificuldades. Dentre esses conteúdos podemos citar a Estequiometria, que é de fundamental importância para a compreensão das relações quantitativas e previsão sobre as transformações químicas. Ao mesmo tempo, a estequiometria tem sido considerada pelos estudantes um dos conteúdos mais difíceis da química, em que os mesmos frequentemente apresentam baixo rendimento, de acordo com pesquisas na área. A necessidade de promover um ensino desse conteúdo de forma mais significativa para os estudantes, isto é, em que eles consigam desenvolver o raciocínio matemático com as grandezas envolvidas nas reações químicas, levou ao desenvolvimento desse trabalho. A partir disso buscou-se trabalhar o conteúdo a partir de uma atividade de ensino pautada no uso de analogias. O uso de analogias para o ensino de química tem sido amplamente investigado e defendido em diversas pesquisas. Essas são consideradas ferramentas facilitadoras para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, por possibilitar a transferência de raciocínios e relações de contextos familiares ao estudante para um contexto não familiar. Para o desenvolvimento do trabalho buscamos identificar as dificuldades apresentadas pelos estudantes, tanto a partir de uma revisão da literatura quanto por meio de questionários aplicados a uma amostra de sujeitos. Os participantes da pesquisa foram estudantes do Ensino Médio de uma escola particular de Belo Horizonte-MG que já haviam aprendido o conteúdo. O produto final consistiu em uma proposta de atividade que relacionam dois domínios: o familiar (domínio análogo) e o abstrato ou não familiar (domínio alvo); para a solução de problemas de estequiometria. Foi observado o desenvolvimento do conhecimento dos estudantes em relação ao tema, indicando a contribuição das atividades para a aprendizagem. A condução do professor para a aplicação das atividades se mostrou fundamental no mapeamento entre domínios e, consequentemente, na transferência das relações entre os mesmos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstequiometria; Analogia; aprendizagem; Estudo de Química.pt_BR
Título: dc.titleO USO DE ANALOGIAS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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