Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Prado, Bruno Maia do | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maia, Poliana Flávia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-05T14:01:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-05T14:01:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2020/09/Produto-Educacional-Bruno.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586921 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Química é uma disciplina que apresenta diversos conteúdos abstratos, sobre os quais os estudantes apresentam grandes dificuldades. Dentre esses conteúdos podemos citar a Estequiometria, que é de fundamental importância para a compreensão das relações quantitativas e previsão sobre as transformações químicas. Ao mesmo tempo, a estequiometria tem sido considerada pelos estudantes um dos conteúdos mais difíceis da química, em que os mesmos frequentemente apresentam baixo rendimento, de acordo com pesquisas na área. A necessidade de promover um ensino desse conteúdo de forma mais significativa para os estudantes, isto é, em que eles consigam desenvolver o raciocínio matemático com as grandezas envolvidas nas reações químicas, levou ao desenvolvimento desse trabalho. A partir disso buscou-se trabalhar o conteúdo a partir de uma atividade de ensino pautada no uso de analogias. O uso de analogias para o ensino de química tem sido amplamente investigado e defendido em diversas pesquisas. Essas são consideradas ferramentas facilitadoras para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, por possibilitar a transferência de raciocínios e relações de contextos familiares ao estudante para um contexto não familiar. Para o desenvolvimento do trabalho buscamos identificar as dificuldades apresentadas pelos estudantes, tanto a partir de uma revisão da literatura quanto por meio de questionários aplicados a uma amostra de sujeitos. Os participantes da pesquisa foram estudantes do Ensino Médio de uma escola particular de Belo Horizonte-MG que já haviam aprendido o conteúdo. O produto final consistiu em uma proposta de atividade que relacionam dois domínios: o familiar (domínio análogo) e o abstrato ou não familiar (domínio alvo); para a solução de problemas de estequiometria. Foi observado o desenvolvimento do conhecimento dos estudantes em relação ao tema, indicando a contribuição das atividades para a aprendizagem. A condução do professor para a aplicação das atividades se mostrou fundamental no mapeamento entre domínios e, consequentemente, na transferência das relações entre os mesmos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estequiometria; Analogia; aprendizagem; Estudo de Química. | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DE ANALOGIAS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: