PROPOSTA DE AULA CONTEXTUALIZADA: DETERMINAÇÃO COLORIMÉTRICA DE Fe2+ EM FÁRMACOS EMPREGANDO UM SMARTPHONE COMO INSTRUMENTO ANALÍTICO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Júlio César Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorSuarez, Willian Toito-
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Efraim Lázaro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-05T13:46:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-05T13:46:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2019/07/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Final-Julio-Cesar.pdf-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586920-
Resumo: dc.description.abstractA proposta desse trabalho consistiu no desenvolvimento de uma aula prática contextualizada para alunos de ensino médio baseada na determinação de Fe2+ em fármacos cujo princípio ativo é o sulfato ferroso, que devido ao baixo custo e boa eficácia no tratamento de anemia, é o medicamento mais amplamente prescrito. Com a experimentação de forma contextualizada podemos problematizar situações e estimular o aluno a realizar um trabalho por investigação para que o mesmo possa vir a buscar respostas deixando de ser um mero expectador. Esta aula prática será oferecida a professores de ensino médio da rede pública e particular que atuam na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias para que os mesmos possam atuar de forma contextualizada e interdisciplinar. O método aplicado utiliza reagentes de fácil aquisição e em pequenas quantidades, além de ter o smartphone como instrumento de análise utilizado, o que torna a aula prática com baixo custo e de fácil execução, quando comparado a instrumentos de análise utilizados tradicionalmente. O equipamento para análise das imagens foi construído empregando a caixa do próprio celular. As reações foram realizadas diretamente em tampas de plástico reutilizadas e em seguida inseridas na caixa para captura das imagens pelo aplicativo do smartphone. Diante do estudo realizado e com os resultados obtidos pode-se concluir que a aula prática desenvolvida pode ser utilizada como mais uma ferramenta de incentivo aos alunos do ensino médio agindo como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. A experimentação, contextualização e o uso de tecnologia pode ser um caminho novo e alternativo no ensino da química e disciplinas afins.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectColorimetria; Smartphones; Sulfato de ferro II; Ensino de Química.pt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE AULA CONTEXTUALIZADA: DETERMINAÇÃO COLORIMÉTRICA DE Fe2+ EM FÁRMACOS EMPREGANDO UM SMARTPHONE COMO INSTRUMENTO ANALÍTICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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