Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Júlio César Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Suarez, Willian Toito | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Efraim Lázaro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-05T13:46:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-05T13:46:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2019/07/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Final-Julio-Cesar.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586920 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta desse trabalho consistiu no desenvolvimento de uma aula prática contextualizada para alunos de ensino médio baseada na determinação de Fe2+ em fármacos cujo princípio ativo é o sulfato ferroso, que devido ao baixo custo e boa eficácia no tratamento de anemia, é o medicamento mais amplamente prescrito. Com a experimentação de forma contextualizada podemos problematizar situações e estimular o aluno a realizar um trabalho por investigação para que o mesmo possa vir a buscar respostas deixando de ser um mero expectador. Esta aula prática será oferecida a professores de ensino médio da rede pública e particular que atuam na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias para que os mesmos possam atuar de forma contextualizada e interdisciplinar. O método aplicado utiliza reagentes de fácil aquisição e em pequenas quantidades, além de ter o smartphone como instrumento de análise utilizado, o que torna a aula prática com baixo custo e de fácil execução, quando comparado a instrumentos de análise utilizados tradicionalmente. O equipamento para análise das imagens foi construído empregando a caixa do próprio celular. As reações foram realizadas diretamente em tampas de plástico reutilizadas e em seguida inseridas na caixa para captura das imagens pelo aplicativo do smartphone. Diante do estudo realizado e com os resultados obtidos pode-se concluir que a aula prática desenvolvida pode ser utilizada como mais uma ferramenta de incentivo aos alunos do ensino médio agindo como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. A experimentação, contextualização e o uso de tecnologia pode ser um caminho novo e alternativo no ensino da química e disciplinas afins. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Colorimetria; Smartphones; Sulfato de ferro II; Ensino de Química. | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DE AULA CONTEXTUALIZADA: DETERMINAÇÃO COLORIMÉTRICA DE Fe2+ EM FÁRMACOS EMPREGANDO UM SMARTPHONE COMO INSTRUMENTO ANALÍTICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aplicativos Móveis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons