JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarias, Tatiane da Rocha-
Autor(es): dc.contributor.authorRubinger, Mayura Marques Magalhães-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Marcelo Ribeiro Leite de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-05T13:37:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-05T13:37:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2019/12/Produto-educacional-Tatiane-da-Rocha-Carias.pdf-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586918-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo teve como foco a construção de jogos didáticos sobre a Tabela periódica dos elementos químicos para serem aplicados em sala de aula na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio (EM). Os estudantes da EJA não tiveram acesso ou não concluíram as etapas de estudos na faixa etária esperada. O currículo da EJA é mais restrito que o regular, sendo cada ano do EM oferecido em um semestre. A escolha do conteúdo e do público alvo para a utilização desses jogos está relacionada às dificuldades apresentadas por esse público estudantil em relação à aprendizagem de Química e à disponibilidade bastante restrita de materiais didáticos para a EJA. A representação simbólica dos elementos químicos e o entendimento da tabela periódica são a base para a compreensão de todos os demais temas da Química. Assim, o fortalecimento da aprendizagem desses conceitos fundamentais é importante para o sucesso do processo de ensino de Química. Na EJA, as turmas são bastante heterogêneas, envolvendo extensa faixa etária (de jovens a idosos). As aulas se dão no turno noturno. Em muitos casos, os estudantes vêm à escola após uma jornada de trabalho. Assim, a dificuldade de concentração em aulas expositivas é um fator a ser considerado pelo professor. A introdução de atividades interativas, onde a participação do estudante é o ponto central, é uma estratégia que permite conquistar sua atenção para o conteúdo. Outra limitação imposta pela situação de parte dos estudantes é a baixa disponibilidade de tempo para atividades extraclasse. Dessa forma, os exercícios que no ensino regular normalmente são tarefas para casa, na EJA precisam ser realizados em classe. Para um maior envolvimento dos estudantes com esse tipo de atividade, jogos didáticos podem compor uma metodologia dinâmica e adequada à EJA. Os jogos produzidos neste trabalho e seus respectivos tópicos de abrangência foram: 1) Bingo Periódico envolvendo nomes, símbolos e a organização dos elementos químicos na tabela periódica segundo seus números atômicos e propriedades ou aplicações de forma x contextualizada; 2) Baralho Periódico que permitiu a produção de regras para sua utilização em três jogos: Pife Família e Período, com aplicação dos conceitos de organização dos elementos em colunas e períodos na tabela periódica; Super Trunfo Periódico apresentando as propriedades atômicas (eletronegatividade, raio atômico, massa atômica, número atômico) e propriedades físicas de substâncias simples (pontos de fusão e ebulição); Gincana Periódica, reunindo todos os conceitos aplicados nos demais jogos para a construção da Tabela periódica; 3) Dominó Periódico para o estudo de configurações eletrônicas, relacionando os elétrons da camada de valência com as respectivas famílias dos elementos. Estes jogos tiveram sua primeira versão produzida em papel cartão, sendo assim aplicados em dois diferentes Grupos de alunos da EJA. No decorrer da execução dos jogos, foram aplicados questionários antes e após as atividades. Além desses dados foram registradas observações do professor durante as aulas. A análises desses dados permitiu concluir que os jogos e a proposta didática foram bem recebidos pelos estudantes da EJA e contribuíram positivamente para a aprendizagem. Os dados e a opinião dos estudantes também foram úteis para melhorias na apresentação dos protótipos utilizados e algumas adequações visando aprimorar os objetos educacionais produzidos. As versões corrigidas foram impressas em gráfica, gerando materiais de maior durabilidade e de melhor apresentação visual. Esse novo material foi utilizado em novas turmas de alunos, alcançando resultados positivos semelhantes, com o esperado aumento de interesse do público.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQuímica: Estudo e Ensino; Jogos Educativos; Tabela periódica dos elementos químicos; Educação de jovens e adultos.pt_BR
Título: dc.titleJOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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