Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Luiz Fernando de Arruda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, César | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Damasceno, Odilaine Inácio de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Efraim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-05T13:21:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-05T13:21:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2020/09/Produto-Educacional-Luiz-Fernando.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586917 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Química é uma ciência experimental e utiliza de vários recursos didáticos para representar de maneira mais simplificada os conceitos e fenômenos químicos. A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite associar objetos virtuais à objetos reais através da sobreposição destes. Os objetos virtuais associados à aprendizagem são conhecidos por objetos virtuais de aprendizagem (OVAs). Considerando o exposto, o presente trabalho tem como objetivo propor o emprego da tecnologia realidade aumentada, via aplicativo móvel para smartphone, como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem em Eletroquímica. Para tanto, neste trabalho, desenvolveu-se vídeos e imagens, onde os vídeos foram empregados como OVAs, a partir da criação de animações digitais associadas aos conceitos e fenômenos eletroquímicos e que abordam os seguintes sistemas: pilha de Volta, pilha de Daniell e a bateria de íon lítio. A escolha da bateria de íon lítio se deve ao fato do mesmo ser um sistema eletroquímico cuja composição, conceitos e fenômenos eletroquímicos não são usualmente abordados no ensino médio. Elaborou-se um material didático como proposta de ensino e aprendizagem para demonstrar a aplicação da RA, utilizando os objetos virtuais desenvolvidos. As animações digitais foram criadas utilizando o programa de animação Blender®. Os vídeos e as imagens foram inseridos em um aplicativo voltado para o emprego da tecnologia RA. Verificou-se a viabilidade do emprego da RA no processo de ensino e aprendizagem em eletroquímica junto aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional na UFV. Os resultados indicaram ótima aceitação do emprego da RA como suporte tecnológico no processo de ensino e aprendizagem em Química bem como os vídeos desenvolvidos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO DE QUÍMICA; OBJETOS VIRTUAIS; APLICATIVO; SMARTPHONE; ELETROQUÍMICA. | pt_BR |
Título: dc.title | REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS VIRTUAIS PARA APLICATIVO SMARTPHONE COMO PROPOSTA DE ENSINO DE ELETROQUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aplicativos Móveis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons