REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS VIRTUAIS PARA APLICATIVO SMARTPHONE COMO PROPOSTA DE ENSINO DE ELETROQUÍMICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Luiz Fernando de Arruda-
Autor(es): dc.contributor.authorReis, César-
Autor(es): dc.contributor.authorDamasceno, Odilaine Inácio de Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Efraim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-05T13:21:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-05T13:21:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2020/09/Produto-Educacional-Luiz-Fernando.pdf-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586917-
Resumo: dc.description.abstractA Química é uma ciência experimental e utiliza de vários recursos didáticos para representar de maneira mais simplificada os conceitos e fenômenos químicos. A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite associar objetos virtuais à objetos reais através da sobreposição destes. Os objetos virtuais associados à aprendizagem são conhecidos por objetos virtuais de aprendizagem (OVAs). Considerando o exposto, o presente trabalho tem como objetivo propor o emprego da tecnologia realidade aumentada, via aplicativo móvel para smartphone, como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem em Eletroquímica. Para tanto, neste trabalho, desenvolveu-se vídeos e imagens, onde os vídeos foram empregados como OVAs, a partir da criação de animações digitais associadas aos conceitos e fenômenos eletroquímicos e que abordam os seguintes sistemas: pilha de Volta, pilha de Daniell e a bateria de íon lítio. A escolha da bateria de íon lítio se deve ao fato do mesmo ser um sistema eletroquímico cuja composição, conceitos e fenômenos eletroquímicos não são usualmente abordados no ensino médio. Elaborou-se um material didático como proposta de ensino e aprendizagem para demonstrar a aplicação da RA, utilizando os objetos virtuais desenvolvidos. As animações digitais foram criadas utilizando o programa de animação Blender®. Os vídeos e as imagens foram inseridos em um aplicativo voltado para o emprego da tecnologia RA. Verificou-se a viabilidade do emprego da RA no processo de ensino e aprendizagem em eletroquímica junto aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional na UFV. Os resultados indicaram ótima aceitação do emprego da RA como suporte tecnológico no processo de ensino e aprendizagem em Química bem como os vídeos desenvolvidos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectENSINO DE QUÍMICA; OBJETOS VIRTUAIS; APLICATIVO; SMARTPHONE; ELETROQUÍMICA.pt_BR
Título: dc.titleREALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS VIRTUAIS PARA APLICATIVO SMARTPHONE COMO PROPOSTA DE ENSINO DE ELETROQUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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