DE OLHO NO ESTADO NOVO (1937-1945): um estudo sobre o uso de imagens e da fotografia no ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Lima, Carla Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-05T11:56:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-05T11:56:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDE OLHO NO ESTADO NOVO (1937-1945): um estudo sobre o uso de imagens e da fotografia no ensino de históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586914-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho aborda o uso de imagens no ensino de história. Sempre presente nos livros didáticos, assume, na maior parte das vezes, funções meramente ilustrativas, porém, podem se constituir em importantes instrumentos no processo de ensino aprendizagem do conhecimento histórico escolar. Nesse sentido, o problema de pesquisa é: como ocorre o uso de imagens no Ensino de História sobre o Estado Novo em livros didáticos de História do Ensino Médio? Assim, objetivou-se analisar as imagens do Estado Novo em livros didáticos do ensino médio; elaborar e produzir um Manual de Leitura de Imagem com algumas imagens sobre o Estado Novo e orientações acerca do uso de imagens como fonte histórica e recurso didático em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um levantamento bibliográfico sobre imagem e ensino de História, e sobre o Estado Novo, concomitante a busca e seleção de iconografias (fotografias, gravuras) com informações visuais sobre o Estado Novo. Por fim, realizamos uma análise qualitativa das imagens sobre o Estado Novo, nos livros didáticos selecionados, embasados nas ideias de Boris Kossoy, Peter Burke e Ana Maria Mauad. Também consideramos os critérios do uso de imagens estabelecidas pelo edital do PNLD 2018 e pela BNCC. Nossas reflexões teóricas contaram com o apoio dos estudos acerca do Ensino de História e do livro didático de autores como Circe Bittencourt, Selva Guimarães, Flávia Caimi e Marta Scarpato. Nossos resultados apresentam as possibilidades do uso da iconografia como fonte histórica e recurso didático no ensino de História. Como resultado apresentamos, ainda, um Manual com imagens do Estado Novo, com as devidas análises e contextualizações, além de algumas propostas de procedimentos de ensino, orientando sobre a leitura de imagem nas aulas de História ao abordar o Estado Novo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13,5Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIconografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura de Imagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIconologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstado Novopt_BR
Título: dc.titleDE OLHO NO ESTADO NOVO (1937-1945): um estudo sobre o uso de imagens e da fotografia no ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
CARLA FERNANDA DE LIMA - PROFHISTÓRIA UFPE.pdfDissertação em Ensino de História – ProfHistória - UFPE, 202013.59 MBAdobe PDF/bitstream/capes/586914/1/CARLA FERNANDA DE LIMA - PROFHISTÓRIA UFPE.pdfDownload