Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lodi, Ana Paula da Silva Castro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maia, Poliana Flávia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-05T13:55:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-05T13:55:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2019/09/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Ana-Paula.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586902 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo auxiliar professores de Química na elaboração de aulas que contemplem a possibilidade de formação de estudantes com maiores aptidões no que se refere à ciência e toda a sua construção. Pensando em fomentar o desenvolvimento da percepção da ciência enquanto construção humana, e dessa forma, diminuir a abstração conferida aos seus respectivos contextos, buscou-se um referencial teórico que abordasse a importância da história da ciência. Buscando ferramentas de ensino que auxiliassem em tal processo, realizou-se a análise descritiva dos livros aprovados pelo PNLD, para o ano de 2018. O assunto analisado foram as propriedades periódicas, conferindo maior destaque à eletronegatividade, sendo tal conteúdo selecionado devido à sua importância enquanto pré-requisito no ensino de química no ensino médio. Após realizada a análise, desenvolveu-se uma sequência didática, contando com trechos da literatura que trazem à discussão a história da ciência e toda a humanidade que existe por trás dela. Em seguida, apresentou-se um modelo analógico que busca aprimorar o raciocínio dos envolvidos possibilitando uma maior consolidação dos conteúdos propostos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e Ensino; Analogia; Ciência - História. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE PROPRIEDADES PERIÓDICAS: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS COM O USO DE ANALOGIAS E ABORDAGEM DA NATUREZA DA CIÊNCIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons