O ENSINO DE PROPRIEDADES PERIÓDICAS: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS COM O USO DE ANALOGIAS E ABORDAGEM DA NATUREZA DA CIÊNCIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLodi, Ana Paula da Silva Castro-
Autor(es): dc.contributor.authorMaia, Poliana Flávia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-05T13:55:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-05T13:55:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2019/09/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Ana-Paula.pdf-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586902-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo auxiliar professores de Química na elaboração de aulas que contemplem a possibilidade de formação de estudantes com maiores aptidões no que se refere à ciência e toda a sua construção. Pensando em fomentar o desenvolvimento da percepção da ciência enquanto construção humana, e dessa forma, diminuir a abstração conferida aos seus respectivos contextos, buscou-se um referencial teórico que abordasse a importância da história da ciência. Buscando ferramentas de ensino que auxiliassem em tal processo, realizou-se a análise descritiva dos livros aprovados pelo PNLD, para o ano de 2018. O assunto analisado foram as propriedades periódicas, conferindo maior destaque à eletronegatividade, sendo tal conteúdo selecionado devido à sua importância enquanto pré-requisito no ensino de química no ensino médio. Após realizada a análise, desenvolveu-se uma sequência didática, contando com trechos da literatura que trazem à discussão a história da ciência e toda a humanidade que existe por trás dela. Em seguida, apresentou-se um modelo analógico que busca aprimorar o raciocínio dos envolvidos possibilitando uma maior consolidação dos conteúdos propostos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e Ensino; Analogia; Ciência - História.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE PROPRIEDADES PERIÓDICAS: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS COM O USO DE ANALOGIAS E ABORDAGEM DA NATUREZA DA CIÊNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons