ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: APLICATIVOS E JOGOS COMO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA A SALA DE AULA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantiago, Tatiana Barroso-
Autor(es): dc.contributor.authorCarneiro, Vânia Maria Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-05T13:11:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-05T13:11:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2019/08/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Tatiana.pdf-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586900-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como foco principal o estudo da Química Orgânica, buscando uma metodologia alternativa como forma de tornar a compreensão dos conteúdos mais dinâmica, despertando assim maior interesse nos discentes. Foi feito um embasamento teórico buscando reforçar os conceitos básicos da Química como ciência, a origem da Química Orgânica e as dificuldades encontradas pelos professores atualmente, para contextualizar os conteúdos programáticos com o cotidiano do aluno. A busca por metodologia diferenciada levou à análise de aplicativos direcionados para trabalhar as funções orgânicas, sendo estes desenvolvidos em outros países como também de origem nacional. Outro caminho encontrado foi a utilização de atividades lúdicas como alternativa de ensino. Diante da constatação da necessidade de reinventar mecanismos didáticos, buscou-se reformular diferentes tipos de jogos através da utilização de materiais de baixo custo, sendo assim acessíveis para trabalhar em quaisquer instituições educacionais. Outra parte importante deste trabalho foi a construção de um espaço onde será oferecido, para consulta e reprodução, todo material analisado e reformulado nesta presente pesquisa, fortalecendo assim a prática docente. Todos os mecanismos usados buscaram enfatizar a aquisição do conhecimento como sendo uma consequência de um trabalho conjunto entre profissionais da área da educação e alunos de forma geral, unidos na busca por uma linguagem direta na construção de uma aprendizagem efetiva.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias Metodológicas; Aplicativos; Jogos; Ensino de Químicapt_BR
Título: dc.titleESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: APLICATIVOS E JOGOS COMO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA A SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Jogos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons