Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santiago, Tatiana Barroso | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carneiro, Vânia Maria Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-05T13:11:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-05T13:11:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2019/08/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Tatiana.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586900 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve como foco principal o estudo da Química Orgânica, buscando uma metodologia alternativa como forma de tornar a compreensão dos conteúdos mais dinâmica, despertando assim maior interesse nos discentes. Foi feito um embasamento teórico buscando reforçar os conceitos básicos da Química como ciência, a origem da Química Orgânica e as dificuldades encontradas pelos professores atualmente, para contextualizar os conteúdos programáticos com o cotidiano do aluno. A busca por metodologia diferenciada levou à análise de aplicativos direcionados para trabalhar as funções orgânicas, sendo estes desenvolvidos em outros países como também de origem nacional. Outro caminho encontrado foi a utilização de atividades lúdicas como alternativa de ensino. Diante da constatação da necessidade de reinventar mecanismos didáticos, buscou-se reformular diferentes tipos de jogos através da utilização de materiais de baixo custo, sendo assim acessíveis para trabalhar em quaisquer instituições educacionais. Outra parte importante deste trabalho foi a construção de um espaço onde será oferecido, para consulta e reprodução, todo material analisado e reformulado nesta presente pesquisa, fortalecendo assim a prática docente. Todos os mecanismos usados buscaram enfatizar a aquisição do conhecimento como sendo uma consequência de um trabalho conjunto entre profissionais da área da educação e alunos de forma geral, unidos na busca por uma linguagem direta na construção de uma aprendizagem efetiva. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias Metodológicas; Aplicativos; Jogos; Ensino de Química | pt_BR |
Título: dc.title | ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: APLICATIVOS E JOGOS COMO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA A SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons