O Ensino de Energia na Construção de uma Horta Automatizada

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlencar, Suzana Maria Santos de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorCaldas, Renata Lacerda-
Autor(es): dc.contributor.authorGarcia, Vantelfo Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-05T03:48:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-05T03:48:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/produto-educacional_suzana-alencar.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherSuzana Alencar_produto didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586897-
Resumo: dc.description.abstractEste material foi preparado em forma de uma Sequência Didática, com o objetivo de facilitar o aprendizado de Ciências no 9º ano do ensino fundamental II. A temática deste trabalho é o estudo da “Energia no contexto de uma Horta Automatizada”. A Sequência Didática aqui desenvolvida se apoia nos referenciais teóricos da teoria da aprendizagem significativa crítica (TASC), nas habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no enfoque Ciência, Tecnologia, Ambiente e Sociedade (CTSA). A SD está dividida em 11 momentos. Seguindo as orientações da TASC, a cada novo tema trabalhado nos momentos realiza-se uma revisão do tema anterior (reconciliação integradora), sendo também todas as temáticas diferenciadas progressivamente (diferenciação progressiva) em nível de complexidade (AUSUBEL, 1993, 2000). Trabalhou-se ao longo da SD alguns princípios da TASC, no primeiro momento buscou-se investigar o conhecimento prévio dos educandos, e em toda a proposta estão presentes os princípios da interação social e do questionamento, princípio da não centralidade do livro texto, o princípio do abandono da narrativa e o princípio da não utilização do quadro de giz, (MOREIRA, 2000). O diferencial desta SD está no princípio da interação social e do questionamento. Este consiste em aprender a aprender, propondo perguntas ao invés de dar respostas prontas. O enfoque é tornar o educando protagonista do processo de aprendizagem. A maioria dos momentos de aprendizagem é motivado por perguntas investigativas. O objetivo é despertar a curiosidade e estimular a busca de respostas às problemáticas levantadas pelo educador. O papel do educador é ser o mediador. Ele dará subsídios para o educando se transformar em um indivíduo ativo, crítico, que atue na sociedade de uma forma sustentável. Ele não deve apresentar respostas prontas, mas em parceria, direcionar, mediar e orientar o educando a buscar melhores soluções. Desta forma, as atividades propostas por meio de experimentos, vídeos, simuladores de fenômenos físicos e jogos online pretendem possibilitar a construção de conceitos significativos para o educando. O foco deste ensino é o educando, protagonista de todo processo de construção do conhecimento dos conceitos da física e biologia vegetal, contextualizados na construção de uma horta automatizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent92 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnergiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTASCpt_BR
Título: dc.titleO Ensino de Energia na Construção de uma Horta Automatizadapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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