Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alencar, Suzana Maria Santos de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caldas, Renata Lacerda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Garcia, Vantelfo Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-05T03:48:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-05T03:48:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/produto-educacional_suzana-alencar.pdf/view | - |
identificador: dc.identifier.other | Suzana Alencar_produto didático | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586897 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material foi preparado em forma de uma Sequência Didática, com o objetivo de facilitar o aprendizado de Ciências no 9º ano do ensino fundamental II. A temática deste trabalho é o estudo da “Energia no contexto de uma Horta Automatizada”. A Sequência Didática aqui desenvolvida se apoia nos referenciais teóricos da teoria da aprendizagem significativa crítica (TASC), nas habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no enfoque Ciência, Tecnologia, Ambiente e Sociedade (CTSA). A SD está dividida em 11 momentos. Seguindo as orientações da TASC, a cada novo tema trabalhado nos momentos realiza-se uma revisão do tema anterior (reconciliação integradora), sendo também todas as temáticas diferenciadas progressivamente (diferenciação progressiva) em nível de complexidade (AUSUBEL, 1993, 2000). Trabalhou-se ao longo da SD alguns princípios da TASC, no primeiro momento buscou-se investigar o conhecimento prévio dos educandos, e em toda a proposta estão presentes os princípios da interação social e do questionamento, princípio da não centralidade do livro texto, o princípio do abandono da narrativa e o princípio da não utilização do quadro de giz, (MOREIRA, 2000). O diferencial desta SD está no princípio da interação social e do questionamento. Este consiste em aprender a aprender, propondo perguntas ao invés de dar respostas prontas. O enfoque é tornar o educando protagonista do processo de aprendizagem. A maioria dos momentos de aprendizagem é motivado por perguntas investigativas. O objetivo é despertar a curiosidade e estimular a busca de respostas às problemáticas levantadas pelo educador. O papel do educador é ser o mediador. Ele dará subsídios para o educando se transformar em um indivíduo ativo, crítico, que atue na sociedade de uma forma sustentável. Ele não deve apresentar respostas prontas, mas em parceria, direcionar, mediar e orientar o educando a buscar melhores soluções. Desta forma, as atividades propostas por meio de experimentos, vídeos, simuladores de fenômenos físicos e jogos online pretendem possibilitar a construção de conceitos significativos para o educando. O foco deste ensino é o educando, protagonista de todo processo de construção do conhecimento dos conceitos da física e biologia vegetal, contextualizados na construção de uma horta automatizada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 92 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Energia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TASC | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de Energia na Construção de uma Horta Automatizada | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons