Interações Sociais: Estudo e Intervenção com Relação à Agressividade e Timidez na Escola

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Autor(es): dc.contributor.authorWIEZZEL, ANDREIA CRISTIANE SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-04T12:30:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-04T12:30:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-04-
identificador: dc.identifier.otherE-bookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586895-
Resumo: dc.description.abstractCrianças com dificuldades em relacionamentos na escola. Este é o tema gerador deste livro, que trata, especialmente, de questões que envolvem a agressividade e a timidez em sala de aula. Os fenômenos da agressividade e timidez vêm sendo investigados por mim desde 2008. Inicialmente a pesquisa voltou-se para uma compreensão teórica dos temas e, entre 2009 e 2015, desenvolvi um método de intervenção com crianças, família e professores, aproximando a pedagogia à psicanálise infantil winnicottiana. Por meio desse método foi possível investigar o impacto de atividades lúdicas individualizadas sobre manifestações de agressividade e comportamentos associados à timidez entre crianças de quatro a seis anos, bem como os fatores que interferiam nesses processos. O método, aplicado e aprimorado ao longo de dez anos, mostrou resultados positivos junto à amostra investigada. Entre as 40 crianças participantes da pesquisa, 39 delas demonstraram melhora significativa em suas relações interpessoais em sala de aula, apresentando maiores condições emocionais de lidar com a agressividade e diminuição de características relacionadas à timidez. Durante esse trabalho levantou-se vasto material a respeito das crianças participantes da intervenção. Como se tratou de pesquisa qualitativa que envolveu vários estudos de caso, os dados coletados contemplaram situações e categorias de sujeitos diversas, com o objetivo de mapear de forma ampla e aprofundada o entorno das crianças bem como seus processos internos. Uma nova versão deste projeto inicial, submetido ao Edital PROEXT/2015 (vinculado ao Ministério da Educação) foi aprovado em primeiro lugar, na categoria Educação. Dentre as atividades desse projeto, colocado em prática sob financiamento do MEC com contrapartida da Universidade Estadual Paulista (Unesp), está prevista a elaboração de um livro, apresentando os resultados do trabalho desenvolvido entre 2018 e 2019. Esta é uma breve contextualização do projeto que compõe este livro, produzido com muita satisfação para apresentar aos leitores este trabalho, tendo como colaboradores alunos pertencentes ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), gestores, professores e alunos de uma escola pública do interior de São Paulo-SP. A pesquisa apresentou impacto bastante significativo à vida psíquica das crianças, transformando a qualidade de suas interações sociais em sala de aula. A equipe trabalhou de forma muito dedicada e comprometida, o que possibilitou os resultados positivos alcançados. Meus agradecimentos a todos que viabilizaram e participaram deste trabalho. Este livro está organizado da seguinte maneira: no capítulo 1 encontra-se uma teorização a respeito da agressividade e timidez na escola, com base em Donald Woods Winnicott, destacando-se os fatores exógenos e endógenos subjacentes aos dois fenômenos. No capítulo 2 é destacada a metodologia do projeto e aos capítulos 3 e 4 foram reservados o desenvolvimento do projeto, as apresentações dos casos das crianças investigadas bem como os resultados obtidos. A avaliação da experiência é relatada no capítulo 5 e finalizo o livro com algumas reflexões a respeito da temática e do projeto.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Título: dc.titleInterações Sociais: Estudo e Intervenção com Relação à Agressividade e Timidez na Escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais