Arquivo: Narrativas Quilombolas.mp4

Narrativas Quilombolas: memórias da comunidade remanescente do Alto do Tamanduá-AL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Diego dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, Beatriz Medeiros de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-02T20:02:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-02T20:02:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-26-
identificador: dc.identifier.otherNarrativas Quilombolaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586865-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional "Narrativas Quilombolas: memórias da comunidade remanescente do Alto do Tamanduá-AL" é um vídeo didático vinculado à dissertação "História, Memória e Imagem Quilombola: o vídeo educativo como recurso didático no currículo do Ensino Médio Integrado", relacionada à linha de pesquisa “Prática Educativas em EPT”, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O vídeo educativo apresenta um retrato da comunidade remanescente quilombola do Alto do Tamanduá-AL, por meio das memórias sociais de seus moradores. O recurso didático audiovisual possibilita o trabalho pedagógico com a memória quilombola, no ensino de História, em contexto local, regional e nacional, ofertando, ainda, oportunidades para debates transdisciplinares. O presente Produto Educacional foi elaborado coletiva e colaborativamente sob os princípios metodológicos da pesquisa-ação e da história-oral, dando visibilidade à história e cultura quilombolas. Contou com a contribuição de moradores da comunidade quilombola do Alto do Tamanduá/AL, do corpo docente de diversos campi do Ifal, do corpo discente do campus Santana do Ipanema e de pesquisadores vinculados à Ufal e Ifal. O produto educacional foi avaliado e aprovado por cada um desses grupos de colaboradores, que atestaram a contribuição do PE para o aperfeiçoamento da prática educativa, respondendo a uma exigência legal e ampliando as condições de reconhecimento do contexto local pela comunidade escolar, na direção dos pressupostos da educação integral. O vídeo apresenta médio teor de inovação e a pesquisa não contou com nenhum tipo de financiamento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,47 GBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypemp4pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Quilombolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Integradapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlagoaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSantana do Ipanemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuilombospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVídeo Educativopt_BR
Título: dc.titleNarrativas Quilombolas: memórias da comunidade remanescente do Alto do Tamanduá-ALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons