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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | KURUTZ, YARA PINTO FERREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-02T18:18:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-02T18:18:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uniarp.edu.br/147 | - |
identificador: dc.identifier.other | FOLCLORE EM FORMA DE ROLE-PLAYING GAME CRIAÇÃO DE UM JOGO PARA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586862 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo aponta os desdobramentos da utilização do folclore em forma de Role-Playing Game (RPG) para a utilização na educação infantil. Como metodologia optou -se pela pesquisa descritiva vinculada à abordagem qualitativa. Ambas as opções têm como possibilidade coletar dados para a criação do RPG sobre lendas do folclore e avaliar o produto desenvolvido. Objetivou-se discorrer sobre o lúdico e sobre os jogos na educação infantil, elencando-se as competências e campos de experiência da BNCC, a importância do brincar e a importância do ensino do folclore brasileiro na educação infantil; apontam -se também as possibilidades de utilização do RPG na educação, especialmente no que diz respeito à adaptação para o folclore brasileiro. Aplicou-se o produto educacional com crianças da pré-escola. Essa inovação para apresentar o folclore brasileiro está pautada nas interações e brincadeiras orientadas pela BNCC. Verificou-se que a criação e a adaptação de jogos são um desafio para o docente, pois o retira da zona de conforto, fazendo com que ele faça uma melhor leitura dos alunos e de sua capacidade de aprendizado. No presente caso, tendo em vista a utilização do RPG de mesa para o ensino do folclore brasileiro, percebeu-se que o experimento estimulou nos alunos a curiosidade pelo aprendizado e potencializou a assimilação das histórias. Os resultados obtidos com o experimento foram positivos, especialmente no que diz respeito à interação, à participação e ao protagonismo dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.807 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil. Role-Playing Game (RPG). Ludicidade. Produto Educacional. | pt_BR |
Título: dc.title | FOLCLORE EM FORMA DE ROLE-PLAYING GAME: CRIAÇÃO DE UM JOGO PARA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pedagogia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Infantil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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