FOLCLORE EM FORMA DE ROLE-PLAYING GAME: CRIAÇÃO DE UM JOGO PARA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Autor(es): dc.contributorUNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKURUTZ, YARA PINTO FERREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-02T18:18:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-02T18:18:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uniarp.edu.br/147-
identificador: dc.identifier.otherFOLCLORE EM FORMA DE ROLE-PLAYING GAME CRIAÇÃO DE UM JOGO PARA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586862-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo aponta os desdobramentos da utilização do folclore em forma de Role-Playing Game (RPG) para a utilização na educação infantil. Como metodologia optou -se pela pesquisa descritiva vinculada à abordagem qualitativa. Ambas as opções têm como possibilidade coletar dados para a criação do RPG sobre lendas do folclore e avaliar o produto desenvolvido. Objetivou-se discorrer sobre o lúdico e sobre os jogos na educação infantil, elencando-se as competências e campos de experiência da BNCC, a importância do brincar e a importância do ensino do folclore brasileiro na educação infantil; apontam -se também as possibilidades de utilização do RPG na educação, especialmente no que diz respeito à adaptação para o folclore brasileiro. Aplicou-se o produto educacional com crianças da pré-escola. Essa inovação para apresentar o folclore brasileiro está pautada nas interações e brincadeiras orientadas pela BNCC. Verificou-se que a criação e a adaptação de jogos são um desafio para o docente, pois o retira da zona de conforto, fazendo com que ele faça uma melhor leitura dos alunos e de sua capacidade de aprendizado. No presente caso, tendo em vista a utilização do RPG de mesa para o ensino do folclore brasileiro, percebeu-se que o experimento estimulou nos alunos a curiosidade pelo aprendizado e potencializou a assimilação das histórias. Os resultados obtidos com o experimento foram positivos, especialmente no que diz respeito à interação, à participação e ao protagonismo dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.807 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil. Role-Playing Game (RPG). Ludicidade. Produto Educacional.pt_BR
Título: dc.titleFOLCLORE EM FORMA DE ROLE-PLAYING GAME: CRIAÇÃO DE UM JOGO PARA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePedagogiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Infantilpt_BR
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