O ENSINO DE HISTÓRIA PARA TURMAS DE SEGUNDO CICLO EM NOVA OLÍMPIA – MATO GROSSO (1998 – 2018)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grosso - Unematpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBELANDA BENEVIDES DA SILVA, BARBARA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-02T14:33:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-02T14:33:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586856-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado foi produzida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional de Ensino de História, da Universidade do Estado de Mato Grosso e tem sua motivação na minha atuação como professora na Escola Municipal de Educação Básica Deputado Renê Barbour. Tem por objetivo geral compreender como o ensino de história vem ocorrendo na educação básica no município de Nova Olímpia, Mato Grosso. E como objetivos específicos, conhecer o modo como os professores de História de Nova Olímpia falam sobre o ensino de história e sua prática docente, o que dizem sobre a profissão de professor, e principalmente, de professor de História no século XXI. A pesquisa foi realizada sobre o ensino de história na educação básica em Nova Olímpia, Mato Grosso, considerando a importância de se pensar esse ensino no Segundo Ciclo (1ª Fase, 2ª Fase e 3ª Fase) uma vez que a compreensão da História, do ser e se ver como sujeito histórico, começa antes da criança ingressar nos últimos anos de escolarização do Ensino Fundamental ou Médio. A metodologia utilizada foi a análise de documentos encontrados nos arquivos escolares, mantidos nas unidades escolares, tais como: diários escolares, planejamentos escolares, grades curriculares, revistas, dentre outros. Foram realizadas entrevistas com professores da educação básica que atuam na rede municipal e estadual, com turmas do 2º Ciclo e para todos os entrevistados foi solicitado a assinatura do Termo de Consentimento Informado e Esclarecido, com informações sobre a pesquisa. O recorte temporal (1998 a 2018) teve como critério tomar o período compreendido entre 1998- 2018, período posterior à aprovação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira, a LDB 9.394/96 e a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. No âmbito da estrutura estadual de educação, destacamos a opção pela Escola Ciclada, implantada no ano de 1999, já em âmbito local ressaltamos a ampliação da oferta da escolarização básica na rede municipal, com a criação de três das atuais quatro unidades de Ensino Fundamental existentes, atualmente, no município. O período pesquisado está inscrito na história do tempo presente que se preocupa com temáticas de um tempo cronologicamente próximo da atualidade. Foram fundamentais para compreendermos a história do ensino de História no Brasil, currículo de história e livro didático, a literatura já produzida pelas pesquisadoras Bittencourt (2009) e Fonseca (2011). A História Oral constituiu-se como metodologia que estabeleceu e orientou os procedimentos de trabalho na realização das entrevistas com os professores que concordaram em participar da pesquisa. Esta pesquisa se inscreve no campo do Ensino de História e lança mão, na realização das análises, do constructo teórico da História Cultural.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,9pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação. Ensino de História. História local. Segundo Ciclo. Profhistóriapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA PARA TURMAS DE SEGUNDO CICLO EM NOVA OLÍMPIA – MATO GROSSO (1998 – 2018)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons