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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BELANDA BENEVIDES DA SILVA, BARBARA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-02T14:33:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-02T14:33:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586856 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado foi produzida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional de Ensino de História, da Universidade do Estado de Mato Grosso e tem sua motivação na minha atuação como professora na Escola Municipal de Educação Básica Deputado Renê Barbour. Tem por objetivo geral compreender como o ensino de história vem ocorrendo na educação básica no município de Nova Olímpia, Mato Grosso. E como objetivos específicos, conhecer o modo como os professores de História de Nova Olímpia falam sobre o ensino de história e sua prática docente, o que dizem sobre a profissão de professor, e principalmente, de professor de História no século XXI. A pesquisa foi realizada sobre o ensino de história na educação básica em Nova Olímpia, Mato Grosso, considerando a importância de se pensar esse ensino no Segundo Ciclo (1ª Fase, 2ª Fase e 3ª Fase) uma vez que a compreensão da História, do ser e se ver como sujeito histórico, começa antes da criança ingressar nos últimos anos de escolarização do Ensino Fundamental ou Médio. A metodologia utilizada foi a análise de documentos encontrados nos arquivos escolares, mantidos nas unidades escolares, tais como: diários escolares, planejamentos escolares, grades curriculares, revistas, dentre outros. Foram realizadas entrevistas com professores da educação básica que atuam na rede municipal e estadual, com turmas do 2º Ciclo e para todos os entrevistados foi solicitado a assinatura do Termo de Consentimento Informado e Esclarecido, com informações sobre a pesquisa. O recorte temporal (1998 a 2018) teve como critério tomar o período compreendido entre 1998- 2018, período posterior à aprovação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira, a LDB 9.394/96 e a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. No âmbito da estrutura estadual de educação, destacamos a opção pela Escola Ciclada, implantada no ano de 1999, já em âmbito local ressaltamos a ampliação da oferta da escolarização básica na rede municipal, com a criação de três das atuais quatro unidades de Ensino Fundamental existentes, atualmente, no município. O período pesquisado está inscrito na história do tempo presente que se preocupa com temáticas de um tempo cronologicamente próximo da atualidade. Foram fundamentais para compreendermos a história do ensino de História no Brasil, currículo de história e livro didático, a literatura já produzida pelas pesquisadoras Bittencourt (2009) e Fonseca (2011). A História Oral constituiu-se como metodologia que estabeleceu e orientou os procedimentos de trabalho na realização das entrevistas com os professores que concordaram em participar da pesquisa. Esta pesquisa se inscreve no campo do Ensino de História e lança mão, na realização das análises, do constructo teórico da História Cultural. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,9 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação. Ensino de História. História local. Segundo Ciclo. Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA PARA TURMAS DE SEGUNDO CICLO EM NOVA OLÍMPIA – MATO GROSSO (1998 – 2018) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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dissertação Barbara.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586856/2/dissertação Barbara.pdfDownload | |
produto pedagogico Barbara.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586856/3/produto pedagogico Barbara.pdfDownload |
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